<\br>
A Segunda Guerra Mundial havia começado no dia 1º de setembro de 1939 e o Diario de Pernambuco desde então dedicava suas capas ao conflitos que arrastava cada vez mais países. No dia 24 daquele mês, na sua contracapa, o jornal trazia uma perda que indiretamente tinha relação com o avanço das tropas de Hitler na Europa. Aos 83 anos, em Londres, Sigmund Freud, o criador da psicanálise, dava o último suspiro longe de sua Viena querida. Fazia um ano que Freud e família haviam fugido da Áustria, acompanhado de outros cientistas e pesquisadores. Judeu, não encontrava mais clima diante da ascensão do nazismo na vizinha Alemanha.
Para ilustrar a reportagem sobre a morte de Freud, o Diario usou a imagem do desembarque dele em Londres, em companhia da esposa. O texto no jornal, dividido em dois trechos em duas páginas diferentes, destacava a biografia de uma personalidade que mudou o mundo. Na vida íntima, era um pai amoroso, com a vida regulada pelo relógio. “Tão preocupado com a moral sexual e os complexos e recalques de sua teoria psicoanalítica, era uma personalidade moral sólida e bem equilibrada. A personificação da franqueza, da cortesia e da bondade”.
Esta imagem foi desconstruída recentemente com a publicação do livro “A irmã de Freud” (336 páginas, editora Record), do escritor macedônio Goce Smilevski. Apesar de ser um romance, baseia-se no fato real de que Sigmund Freud, na sua fuga da Viena ocupada, recebeu dos nazistas a autorização de levar alguns familiares. Na lista que fez incluiu a mulher, os filhos, a cunhada, duas assistentes, o médico pessoal com sua família e até o cachorro. Ficaram para trás quatro irmãs idosas: Marie, Rosa, Pauline e Adolfine. Esta última seria a personagem do livro, deportada para o campo de concentração de Terezín, é a voz do livro.
Freud teria falecido por uma overdose de morfina, aplicada para amenizar as dores de um câncer de mandíbula. Com o passar das décadas, sua teoria foi ganhando status de ciência. Nunca mais os sonhos e os desejos reprimidos foram interpretados da mesma forma.