Ao longo dos seus 190 anos de história, o Diario de Pernambuco, periódico mais antigo em circulação na América Latina – e também em língua portuguesa – já passou por três revoluções da imprensa: a tipográfica (que vai de Gutemberg à invenção da prensa a vapor, em 1814), a mecânica (a partir da invenção do linotipo, em 1884) e a eletrônica (desde 1960, com os computadores).
Integrado ao século 21, com presença forte na internet e consolidado nas redes sociais, com mais de um milhão de seguidores no Facebook, o Diario agora inicia nova fase no papel. Graças ao projeto da editora de arte Jaíne Cintra, o jornal passará a publicar mais reportagens por página, sem ter sido necessário reduzir o tamanho da letra, garantindo a comodidade de leitura.
A estratégia adotada foi a de utilizar recursos gráficos simples – um deles foi a redução dos tamanhos dos cabeçalhos das editorias – para otimizar o espaço de cada página. Com isso, os leitores terão acesso a mais conteúdo, uma bandeira defendida pelo grupo R2, que comanda o jornal desde outubro do ano passado.
Novas colunas, como a Painel, assinada pela jornalista Natuza Néri, da Folha de S.Paulo, a remodelação das colunas locais, com mais notas exclusivas, e textos de colaboradores renomados completam os três elementos valorizados pelo Diario: informação, análise e opinião. Tudo organizado por editores que garantirão uma navegação tranquila e confiável em relação ao que foi apurado ou obtido nas agências de notícias.
Na mesma linha dos jornais mais respeitados do mundo, o Diario passa a circular com três cadernos ao longo da semana. O Viver – com mais espaço para serviços como sinopses de novelas e programação dos cinemas – será um destacável dentro do segundo caderno, que abriga as editorias de Local e Superesportes. O primeiro caderno, o da capa, volta a abrigar as editoria de Política, Economia, Brasil e Mundo. Por ser a porta de entrada do jornal, também concentrará os artigos da página de Opinião e os textos da seção Em Foco.
Completam as mudanças a extinção dos nomes Poder, Radar e Filtro, uma vez que a reforma permite a valorização de todas as editorias, sem a necessidade de misturar conteúdo. No lugar de Filtro, o destaque das postagens na internet ganhou uma seção com nome mais apropriado: Nas Redes.
A mudança gráfica do jornal reflete a tendência global de complementaridade do impresso com a internet. Há espaço para os dois. O importante é ter conteúdo.
Entenda a navegação do seu novo Diario: