Paulo Paiva/DP/D.A Press

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Hoje celebrada como um símbolo da gastronomia nacional, a feijoada encontrou feroz resistência para figurar nos cardápios de lugares mais requintados. No Recife, a inclusão do prato de feijão com partes menos nobres do porco e do boi causou um verdadeiro horror ao Padre Carapuceiro, colunista do Diario de Pernambuco. Ele dedicou o seu artigo de 3 de março de 1840, intitulado “Os pagodes, rega-bofes, comezainas etc”, a combater este “prato assassino”, que era preparado convertendo-se os fragmentos do jantar da véspera em uma “graxa”.
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Famoso por suas críticas, Miguel do Sacramento Lopes Gama (nome de batismo do religioso de língua afiada, cuja história pode ser conhecida clicando aqui) alertou para o risco do consumo de tão insalubre prato pelos “homens de luxo com vida sedentária” e pelas “mulheres delicadas com vida agradável e tranquila”. Desde aquela época, considerava a feijoada apenas para os fortes, trabalhadores braçais e marinheiros.

Livro-A-Historia-da-Culinaria-em-100-Receitas-uma-Incrivel-Viagem-Pelos-Habitos-Alimentares-ao-Longo-do-Tempo-William-Sitwell-3485226A peleja do Padre Carapuceiro com a feijoada figura como a 52ª história entre as 100 curiosidades recolhidas por William Sitwell no livro “A história da culinária em 100 receitas – Uma incrível viagem pelos hábitos alimentares ao longo do tempo”, lançado no Brasil em 2013 pela Publifolha. Editor e crítico gastronômico, William Sitwell esbarrou no religioso reclamão para mostrar como a comida – que ao contrário do que se comumente pensa, não era de escravos – entrou para o panteão da culinária mundial. Desta vez, o Carapuceiro perdeu.

3 de março de 1827
A primeira menção à feijoada no Diario de Pernambuco data de 2 de março de 1827. Trata-se de um anúncio da Locanda da Águia D’Ouro, localizada na Rua das Cruzes. Uma “excelente feijoada à brasileira” seria servida às quintas-feiras por um preço cômodo.

14 de agosto de 1833
No dia 14 de agosto de 1833, André Tubino, proprietário de uma casa de pasto, hospedaria e botequim batizada de Hotel Theatre, comunicava aos seus clientes, através do Diario de Pernambuco, que estava à disposição dos comensais a “feijoada de orelheiras”.

Com o passar dos anos, os leitores do jornal tinham acesso a anúncios de onde comprar os pertences para fazer a feijoada em casa. Só não era aconselhável chamar o padre.