Os fatos se tornam história pelas página dos jonais e depois voltam em forma de realidade ampliada nas telas dos cinemas. Nesta segunda-feira, o Diario publicou na sua edição que Hollywood vai lançar, no dia 21 de dezembro, um filme sobre o devastador tsunami que matou 230 mil pessoas no Sudeste Asiático. Exatos oito anos depois, os atores britânicos Ewan McGregor  e Naomi Watts estrelarão história dirigida pelo espanhol Juan Antonio Bayona como um casal de turistas que viu de perto a tragédia.

No dia 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 8,9 graus na escala Richter provocou enormes tsunamis que se propagaram pelo oceano Índico e pelo mar de Andaman (entre a Índia e Tailândia). O resultado foi uma das maiores tragédias de todos os tempos. Vilarejos de pescadores, hotéis, casas e carros foram varridos pelas ondas, causadas pelas inundações surgidas após ondas de até dez metros de altura atingirem o litoral da Índia, Indonésia, Sri Lanka, Bangladesh, Malásia, Maldivas, Mianmar e Tailândia, todos na Ásia, além do Quênia, Somália e Tanzânia, na África.

“Exatamente um ano depois do mortífero terremoto de Bam, no Irã, que deixou cerca de 26 mil mortos, um tremor de 8,9 graus na escala Richter – o mais intenso em 40 anos -, com epicentro na costa Oeste da Ilha de Sumatra, na Indonésia, causou ontem, uma série de violentos tsunamis em principalmente seis países do Sudeste Asiático”, informava o Diario na edição do dia 27 de dezembro daquele ano. A página inteira de Mundo não foi usada para a onda gigante. Entraram ainda três notinhas sobre Ucrânia, Iraque e Chile. A dimensão maior da tragédia, até por causa do fuso horário, seria conhecida no dia seguinte.