embratel

As repórteres especiais Silvia Bessa e Juliana Colares e a repórter fotográfica Annaclarice Almeida foram as vencedoras do 15º Prêmio Imprensa Embratel Claro, na categoria Reportagem em Internet/Portal de Notícias. O projeto Filhos do Golpe, disponibilizado no site do Diario de Pernambuco a partir do dia 14 de março, apresentou depoimentos em vídeos de 12 personagens que tiveram as vidas radicalmente modificadas com o golpe militar de 1964. O texto abaixo é a apresentação do especial online (que pode ser acessado clicando aqui), assinado por Bessa e Colares:

filhos do golpe

É a dor da ausência paterna acalantada por uma gravação de voz em fita cassete. É o menino de cinco anos que, de tanto esperar um reencontro, duvida se a imagem do homem vista à distância é a do seu pai. É a história ignorada pelos livros didáticos, subestimada pelas Comissões da Verdade estaduais. E pela imprensa. É o Golpe Militar de 1964 no Brasil pelo viés dos filhos. Testemunhos pessoais, documentos orais de bastidores do antes, durante e depois do dia 31 de março de 50 anos atrás.

É a narrativa do filho que guarda cobertores usados pelo pai durante anos de prisão; do outro que chora ao lembrar o momento em que avistou o irmão levantar um lençol encharcado de sangue e viu o pai, morto. Do filho que ri ao lembrar que omitia a profissão do pai; do que crê ter apagado parte da lembrança para se poupar. É a memória de um coletivo que pouco se ouve.

Em depoimentos gravados em Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, doze filhos fazem confidências sobre si, os pais, a vida doméstica. Relatam o impacto do golpe nas relações individuais e familiares dos Arraes, Freire, Capistrano, Julião, Régis, Rolemberg, Vilarinho, Soares, Cruz, Silveira, Bastos e Santa Cruz. Revelam fragmentos de um passado e de um presente de Pernambuco durante o governo militar (1964/1985). São filhos de presos políticos, de desaparecidos, mortos, militantes da esquerda, governantes depostos dos seus cargos, de um civil morto e de um militar. Eles descrevem nos vídeos ao lado sentimentos em torno da ditadura que se instaurou no Brasil há apenas 50 anos, e de cujas repercussões ainda não se dimensiona.

Entre os vídeos, pela intensidade do depoimento, elas destacam o de Lutgardes Freire, cientista social, 55 anos, caçula do educador pernambucano Paulo Freire. Mas todas histórias reunidas apresentam um olhar diferente, além dos livros de história, de um momento que deixou cicatrizes históricas em várias gerações.

As imagens do especial Filhos do Golpe foram feitas por Annaclarice Almeida, Eduardo Travassos, Juliana Colares e Rafael Marinho. A edição de imagem ficou a cargo de Eduardo Travassos, Roberta Cardoso e Rafael Marinho. A arte e finalização é assinada por Jaíne Cintra, editora de multimídia do Diario.

PARA SABER MAIS

* No dia 26 de agosto, por ocasião dos 35 anos da assinatura da Lei da Anistia, Silvia Bessa escreveu um texto para o Em Foco do Diario, onde lembra o especial Filhos do Golpe. Clique aqui

* Confira o making of da abertura do especial clicando aqui