26 de abril de 2024
Foto: Rômulo Chico/DP

Foto: Rômulo Chico/DP

Compartilhar:

No encontro, a pré-candidata do PSDB evitou nacionalizar o debate, e disse ter segurança em sua candidatura. Estiveram juntos à mesa quadros estaduais como o ex-senador Armando Monteiro, a deputada estadual Priscila Krause (Cidadania), o deputado estadual Álvaro Porto (PSDB), o ex-governador de Pernambuco, João Lyra e o presidente estadual do Cidadania, João Freire.

A ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), esteve presente em encontro com diversas lideranças partidárias no Bairro de Boa Viagem nesta segunda-feira (16). Participou, ao lado da tucana, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, que fez questão de deixar claro:

“Gostaria de expressar de forma pública algo já está elaborado no comitê estratégico de campanha é que a sua eleição (Raquel) receberá prioridade máxima no processo de atenção do partido no país, seja no ponto de vista do financiamento, da política ou da estratégia”.

O presidente nacional da legenda também disse que já está encaminhado o pedido de federação partidária entre PSDB e Cidadania, apoio que já era natural nas últimas eleições no eixo estadual.

Chapa

Perguntada sobre a formação de sua chapa majoritária, Raquel Lyra (PSDB) enalteceu a aliança com o Cidadania em Pernambuco, e comentou que “ainda tem tempo até as convenções” e que “o diálogo ainda está aberto com os outros partidos”, não definindo e nem descartando nenhuma possibilidade de convergência com outras candidaturas.

“Não se trata de projeto pessoal, todo mundo está junto por Pernambuco, e a construção da chapa se dá a partir desse processo (…) não dá para adiantar, mas temos alguns nomes presentes aqui que tem total condição de montar a chapa e já temos um time pronto para poder cair em campo, mas estamos abertos para fazer alianças que fazem parte do projeto democrático”, ressaltou a tucana.

Sobre as especulações de união das candidaturas de Miguel Coelho (UB) e Raquel Lyra (PSDB), o presidente da legenda social democrata falou em “diálogo permanente” entre os partidos, e que torce pela convergência das candidaturas, mas falou em “maturidade” para as tomadas de decisão, e que nada será dito antes do prazo final das convenções partidárias, que encerram em cerca de 2 meses “o tempo irá dizer se é possível”, reforçou.

Terceira via

Sobre a possível aliança dos partidos da dita “terceira via”, Bruno Araújo foi perguntado sobre as recentes declarações disparadas pelo Presidente do União Brasil, Luciano Bivar, de que o PSDB havia “implodido” e que deixaria o núcleo dos partidos da terceira via, por acreditar que “as conversas não vão levar a lugar algum”. O presidente aproveitou para saudar o UB, mas não deixou de fazer críticas à fala:

“O União Brasil é de extrema importância para o PSDB no campo regional (…) Nós somos parceiros, mas é importante lembrar que o nosso partido tem mais de 35 anos na atividade na vida pública, o União Brasil acabou de completar 3 meses, então temos que dar um tempo”, declarou.

Nacionalização

Sobre a nacionalização dos debates, Raquel Lyra (PSDB) destacou que irá voltar os olhos para o estado, aproveitando para alfinetar outros pré-candidatos:

“Tem candidato que se escora no candidato nacional A, outro que se escora no candidato nacional B. O meu elo é com o povo de Pernambuco (…) qualquer que seja o presidente da república temos que buscar recursos para o progresso do nosso estado. Nacionalizar debate não vai colar comigo e não vai colar com Pernambuco”, opinou.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.