22 de novembro de 2024
Foto: Nando Chiappetta/Arquivo DP.

Foto: Nando Chiappetta/Arquivo DP.

Compartilhar:

*Em atualização

Desde a madrugada da última segunda-feira (23), Pernambuco tem enfrentado fortes chuvas, com deslizamentos de barreiras, diversos desabrigados e vítimas fatais em todo o estado, principalmente na Região Metropolitana do Recife (RMR) e nas zonas da Mata Norte e Sul. Nosso blog separou as falas de alguns dos pré-candidatos ao Governo do Estado sobre o tema, confira:

Danilo Cabral

O pré-candidato à sucessão da atual gestão do PSB, Danilo Cabral, prestou solidariedade às famílias afetadas e informou que irá cancelar sua agenda para “acompanhar atentamente a situação das chuvas no estado”.

Miguel Coelho

O pré-candidato Miguel Coelho (UB), que também é ex-prefeito de Petrolina também avisou que irá cancelar a agenda, e emitiu uma nota em solidariedade às famílias:

“Já temos quase uma semana de fortes chuvas. Expresso toda a minha solidariedade a quem está sofrendo com essa grande chuva. Peço também a compreensão a todos os amigos que nos aguardavam em Caruaru, Gravatá e Bezerros. Vamos remarcar esses compromissos, mas neste momento precisamos ter a sensibilidade e responsabilidade com a situação que acontece principalmente na região metropolitana do Recife”, disse Miguel.

João Arnaldo

O pré-candidato do PSOL, João Arnaldo, classificou os últimos acontecimentos como “tragédia política” e fez críticas à gestão da prefeitura do Recife:

“É revoltante que em 2022 ainda tenhamos que assistir cenas de caos quando chove mais forte na região metropolitana do recife. É revoltante porque há solução quando se há vontade política, mas ano passado, por exemplo, o prefeito do Recife retirou mais de R$ 5 milhões que seriam usados em obras de prevenção de enchente e transferiu para área de publicidade porque o que eles sabem fazer mesmo é propaganda”, declarou.

Marília Arraes

Marília Arraes (Solidariedade) divulgou um vídeo se pronunciando em suas redes sociais, e também informou locais de acolhimento aos desabrigados:

“Fazia muitos anos que a gente não via o Recife e a (Região) Metropolitana numa situação de tragédia e calamidade como estamos vendo hoje (…) as zonas da Mata Sul e Norte, parte do Agreste também vem sofrendo muito (…) quem está em suas casas e em segurança tem que estar unido com quem mais precisa. Vamos rezar e pedir a deus para que tudo isso passe o mais rápido possível”, comentou.

Anderson Ferreira

A equipe de Anderson Ferreira (PL), informou que o ex-prefeito de Jaboatão cancelou toda a agenda dos próximos dias e está “acompanhando de perto a situação”. Confira o posicionamento do pré-candidato:

“É com extrema preocupação que eu me dirijo às famílias de todas as áreas atingidas, e em particular aos mais afetados e às famílias das vítimas desta tragédia (…) temos todos que ficar protegidos e atentos, seguindo as orientações das autoridades. É preciso solidariedade neste momento, e trabalhar em conjunto para amenizar o sofrimento dos mais afetados. Deus abençoe a todos”, ressaltou.

Raquel Lyra

A pré-candidata do PSDB prestou solidariedade às famílias e às vítimas afetadas, e falou em projetos para evitar ocorridos como os que vem sendo presenciados no futuro. Confira a nota na íntegra:

“Nós estamos vivendo, hoje, mais um dia difícil, devido às fortes chuvas que afetam o estado. Todo ano o Recife e a Região Metropolitana passam por esses mesmos problemas. Precisamos construir estratégias que tragam soluções reais para que população não volte a sofrer nos períodos de chuva, como um trabalho forte de drenagem e investimentos em habitação para quem vive em áreas de risco e em situação de vulnerabilidade. Minha total solidariedade a quem está mais duramente afetado pelo grande volume de água que caiu na região nas últimas horas. Quem puder ficar em casa, é o melhor a fazer. E quem puder ajudar alguém próximo que está precisando, que faça essa grande corrente de solidariedade”.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.