Foto: Alice Mafra / Secom Olinda

Foto: Alice Mafra / Secom Olinda

Compartilhar:

Leis de trânsito, autocuidado ao atravessar uma rua, respeitar a faixa de pedestre e conhecer a sala de videomonitoramento foram algumas das experiências que cerca de 100 alunos do 1º ao 5º ano do Educandário Anunciada Medeiros tiveram na manhã desta terça-feira (30). As atividades fazem parte de uma ação educativa de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Olinda (SMOB), na Avenida Joaquim Nabuco, no bairro do Varadouro.

O circuito oferecido pelos agentes de trânsito aos estudantes tem três etapas. As motos, viaturas e reboque estavam no pátio da secretaria para que os meninos e meninas pudessem conhecer de perto esses veículos que são utilizados diariamente para monitoramento de condutores e até quando são acionados para alguma ocorrência. “É a primeira vez que vejo de perto as viaturas. Está sendo uma experiência muito boa pra mim. Eu subi na moto e ainda buzinei”, Caio Alberto, de 10 anos.

A professora do 5º ano, Nilbe Martins, se emocionou com o passeio e entende que essa atividade extra sala enriquece ainda mais o dia a dia dos alunos. “É muito interessante porque além deles conhecerem ainda mais sobre as leis de trânsito, tiram dúvidas com os agentes e ainda podem, no futuro, escolher essa profissão”, afirma a professora.

Em outro ponto da SMOB, as crianças conheceram de perto as leis de trânsito. Eles pedalaram como se estivessem numa ciclovia. Tinha sinalização, semáforo, faixa de pedestre e até um guarda com apito. “Eu gostei, achei muito legal porque a gente anda de bicicleta e é um dos exercícios que mais gosto de fazer. E já sei andar de bicicleta sem rodinha”, Luane Faustino, de 7 anos.

E por fim, os alunos ficaram eufóricos com a sala de videomonitoramento que é onde o agente de trânsito faz a fiscalização online. A ideia é fazer com que os alunos saibam que os motoristas estão sendo monitorados e podem ser multados se cometerem alguma infração no trânsito.

“As crianças interagem bastante, cada uma tem uma situação pra contar, seja do pai, seja de um familiar, então eles trazem o cotidiano deles para essa atividade. A gente entende que é muito enriquecedor pra criança, pra família, porque eles também repassam tudo que viram com a gente. Eles terminam sendo multiplicadores do conhecimento”, explica a coordenadora de Educação de Trânsito em Olinda, Adriana Prado. 

As ações educativas também são realizadas em escolas municipais e particulares do município. As instituições interessadas devem solicitar o circuito através de ofício para a Secretaria de Mobilidade Urbana de Olinda e será agendado de acordo com o cronograma da SMOB. Informações pelo telefone 9 9405-8700.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.