23 de novembro de 2024

Foto: Divulgação.

Compartilhar:

Difícil imaginar a reação de uma pessoa recebendo o diagnóstico de qualquer doença, agora imagine a reação emocional daqueles que recebem o diagnóstico de uma doença com um estigma como o câncer. E quando é o Câncer de Boca? No Brasil, a estimativa de novos casos de câncer desse tipo para 2022 é de cerca de 4 mil em mulheres e 11 mil casos em homens.

Em Petrolina, a Secretaria de Saúde tem se preocupado com a condição de saúde física e emocional dos pacientes com diagnóstico de câncer bucal no município. Assim como é feito em toda rede, além de um atendimento mais acolhedor, a gestão tem desenvolvido, em parceria com seus profissionais nos consultórios, trabalhos e estudos voltados ao atendimento humanizado na saúde bucal e que já tem mostrado resultados positivos no dia a dia na qualidade de vida dos seus pacientes.

Segundo a cirurgiã dentista do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Karla Tavares, que recentemente teve um dos seus trabalhos aprovados em Congresso Nacional, a humanização no atendimento com foco no equilíbrio emocional é fundamental no tratamento do paciente oncológico. “Com a confirmação da lesão de forma maligna, o paciente já entra na agenda de intervenções urgentes e as consultas no CEO favorecem o diálogo, um melhor acolhimento do paciente e isso reduz o risco de agravamentos durante o tratamento. Entre os resultados dos nossos estudos, percebemos um menor abatimento decorrente dos tratamentos oncológicos, a redução de qualquer alteração ou reação após o uso de quimioterápicos. É feito um monitoramento quanto às reações orais em resposta ao tratamento para o Câncer, mas também um acompanhamento emocional do paciente”, destaca Karla Tavares.

Para a Diretora de Saúde Bucal do município, Roberta Teixeira, ter um olhar para o paciente e suas necessidades é primordial para um tratamento humanizado. “Na Saúde Bucal de Petrolina, tanto na atenção básica como nos centros de especialidades odontológicas, buscamos sempre a humanização. É a melhor forma de proporcionar um maior cuidado e alcançar mais resultados nos tratamentos, garantindo também a satisfação e qualidade de vida dos nossos pacientes”, enfatiza Roberta Teixeira.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.