27 de abril de 2024
Foto: Sandy James/Esp DP Foto

Foto: Sandy James/Esp DP Foto

Compartilhar:

Por Lara Calábria e Renan Franza

Após receber Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) na última semana, Pernambuco recepcionou, neste sábado (17), o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PL). Acompanhado pela sua chapa no estado, formada pelo candidato ao Senado Federal Gilson Machado e o candidato a governador Anderson Ferreira, ambos do Partido Liberal, o atual presidente desembarcou em Caruaru, no Agreste, e seguiu de helicóptero para Santa Cruz do Capibaribe, ponto de partida da sua agenda, iniciada com uma motociata nas proximidades do Moda Center.

Mesmo na pista, as lideranças não fizeram uso de capacetes. Em busca da reeleição, o postulante do PL contou com a presença de milhares de apoiadores que, entre músicas e letreiros nos cartazes, destacaram ideais ligadas ao projeto de governo, como liberdade, pátria e ordem. Na ocasião, apoiadores do candidato ao governo do estado Miguel Coelho (União Brasil) também marcaram presença no evento, divulgando a campanha do ex-prefeito de Petrolina e da sua vice, Alessandra Vieira (União Brasil).

Foto: Sandy James/DP Foto.

Em depoimentos ao Diario de Pernambuco, eleitores pontuaram os motivos pelos quais defendem o projeto de Bolsonaro.

A estudante Fernanda Pruciano, de 19 anos, afirmou se sente segura ao apoiar o militar. Segundo ela, o candidato representa valores conservadores que precisam ser preservados: ”Eu sou apoiadora porque ele é contra o aborto e as drogas, e também apoia a família tradicional”. Já para Rafael Leite (40), personal trainer, o encontro de apoiadores simboliza um ”recado de Pernambuco para o Brasil”, em relação à adesão da militância no estado. ”Acho que o povo de Pernambuco está em peso com ele [Bolsonaro] por tudo que ele já fez, como a habilitação em 10 anos, a transposição do Rio São Francisco, a melhora do abastecimento de água no nordeste e combate a corrupção, sempre que tem suspeita, ele afasta imediatamente”, disse o eleitor. O empresário Marcelo Araújo, de 50 anos, afirmou que o ´´Nordeste acordou” . ”Eu acredito em Bolsonaro porque ele defende a moralidade, a família, a pátria. A gente usa a camisa amarela porque tudo isso é um conjunto, o amor, pátria e ordem” defendeu Marcelo. 

Dada a largada em Santa Cruz, os polítcos e seus apoiadores passaram por Toritama e seguiram de volta para Caruaru, onde Jair Bolsonaro e Anderson Ferreira discursaram, diretamente do tradicional Pátio do Forró.

O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes falou de forma breve, porém enérgica, reforçando o apoio ao atual presidente.

“Tive a oportunidade de estar ao seu lado, na Câmara dos Deputados, lutando pelos valores éticos e morais”, disse Anderson a Bolsonaro. “Nós acreditamos que uma família estruturada é a base de uma sociedade sadia”, concluiu o candidato ao governo do estado. 

Na sequência, Jair Bolsonaro (PL) discursou, por cerca de 10 minutos, aos apoiadores presentes no local. Durante a  sua fala, o presidente abordou diversos temas, mirando a reeleição, entre eles: a atuação do Governo Federal durante a pandemia; o aumento do Auxílio Brasil e a situação do preço dos combustíveis. 

“[Durante a pandemia] Resistimos, mas sobrevivemos. Perdemos diversos amigos e parentes. O governo gastou, em 2020, mais de 700 bilhões de reais para combater a pandemia. Uma parte disso, foi em cima do Auxílio Emergencial. Gastamos, naquele ano, o equivalente a quinze anos de pandemia”, afirmou.

Dando sequência à sua fala, Bolsonaro defendeu as reduções sob o preço dos combustíveis, repetindo a afirmação que já fez em outras ocasiões de que “o preço da gasolina está mais barato em relação aos outros países”: “Nessa situação de crise, com a guerra lá fora, conseguimos encontrar em alguns postos a gasolina abaixo dos 5 reais (…) No Senado, os senadores do PT votaram contra a redução do ICMS sob o preço da gasolina”, continuou. 

O presidente também voltou a defender as pautas ideológicas de seus correligionários, criticando os opositores de esquerda: 

“Nestas eleições estamos lutando contra aqueles que querem cercear a nossa liberdade. Não passarão (…) Nós defendemos a família de verdade, somos contra a legalização das drogas e a ideologia de gênero”, pontuou Bolsonaro. 

Por fim, o candidato à reeleição pelo PL falou em defesa das candidaturas defendidas por ele no estado, e finalizou defendendo a hipótese de que sairá vitorioso das urnas ainda no primeiro turno. 

“Peço que votem, para governador, em Anderson Ferreira, um grande colega nosso, que irá nos ajudar a mudar Pernambuco. Também quero saudar o ‘cabra da peste’ Gilson Machado. Para finalizar, quero dizer que a minha reeleição para a Presidência da República será em primeiro turno”, finalizou.

A agenda no Agreste ainda se estendeu com uma visita para Garanhuns. No município, os candidatos participaram da Marcha para Jesus, às 15h da tarde.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.