22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Compartilhar:

A Administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência de Educação, vai oferecer gratuitamente o curso de inclusão digital para pessoas da terceira idade. As inscrições tiveram início na segunda-feira (19) e seguem até o dia 30 deste mês. Os interessados podem se inscrever na Superintendência de Educação, levando um documento com foto, das 9h às 12h e das 14h às 16h.

As aulas iniciam no dia 04 de outubro e serão realizadas duas vezes por semana, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), dentro da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREM). Neste primeiro momento serão ofertadas 11 vagas. Os participantes vão aprender como utilizar os recursos da tecnologia através da utilização de computadores.

“O objetivo é alcançar os idosos que ainda não tem noção de informática básica, ou seja, aqueles que nem conhecem os equipamentos básicos de um computador. O curso vai familiarizá-los desde o início e ajudá-los a se manter mentalmente ativos, elevando a autoestima e integrados à sociedade atual onde a tecnologia é imprescindível”, disse a superintendente de Educação, Rúbia Uchoa.

O curso vai contar com noções básicas de informática, como ligar o computador, conhecer os equipamentos (mouse, teclado e monitor) e um pouco de word básico. A princípio será apenas um módulo. Dependendo da demanda inicial, a equipe de Educação formará novas turmas.

De acordo com o instrutor do curso, Heylison Lino, essa ação traz grandes benefícios para a terceira idade, como a inclusão digital por meio da capacidade de lidar com o computador.

“Os idosos podem ter tarefas como digitar um texto ou mandar e-mails facilitadas, sabendo fazer isso sem precisar da ajuda de outras pessoas. Na atualidade, dominar a informática básica talvez seja a melhor forma para um idoso se manter integrado na sociedade e na própria família”, disse o instrutor.
As aulas de inclusão digital são direcionadas para quem tem pouca ou nenhuma experiência com os aparelhos. O conteúdo vai ser ministrado de forma dinâmica, em um ritmo especial, para que possa ser bem assimilado pelos idosos.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.