Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Compartilhar:

‘História e Música no Brasil do Século XX’ será o tema da 13º edição do projeto História ao Ar livre que acontece, neste sábado (24), no Jardim do Baobá, no bairro das Graças, a partir das 15h. A aula pública será conduzida pelos professores de história e organizadores do projeto, Júlia Ribeiro e Rodrigo Bione, com a participação de convidados.

A dinâmica será a mesma das edições anteriores, possibilitando a união entre discussões, música, poesia e a interação com o espaço público da cidade. Os materiais de aula serão apenas banquinhos, microfones e violão. O público-alvo é diverso, indo de estudantes do Ensino Médio, a universitários, professores e qualquer pessoa que esteja interessada em vivenciar um formato diferente de aula.

O tema escolhido para esta edição não foi à toa e dialoga diretamente com o retorno do projeto às ruas do Recife após o período parado devido à pandemia de Covid-19. A ideia dos professores é resgatar o tema da primeira edição do projeto, ocorrida no Parque Dona Lindu, em 2015. “Nós vemos esta edição como um recomeço do projeto e nada melhor que trazer de volta o tema da nossa primeira edição: História e Música no Brasil do Século XX”, diz a professora Júlia Ribeiro. A aula percorrerá o século XX a partir da música, abordando momentos marcantes da história do Brasil, enfatizando artistas, seus gêneros musicais e canções. “O público pode estar certo que nesta história vai ter de samba a rock, de tropicália a baião, de bossa nova a brega, e muito mais”, disse um dos organizadores, Rodrigo Bione. Entre os convidados há artistas locais, estudantes e professores que participarão falando sobre o tema e com apresentações musicais.

Histórico

O História ao Ar Livre foi criado em 2015 pelos professores Luiz Paulo Ferraz e Rodrigo Bione, ambos formados em História pela UFPE e com atuação em diversas escolas do estado. Desde 2018 a professora Júlia Ribeiro, também formada em História pela UFPE, passou a integrar a equipe do projeto. Desde o início, o objetivo do grupo foi unir o ensino da História à vivência dos espaços públicos. O projeto já promoveu aulas públicas em diversos locais, como os parques da Jaqueira, 13 de Maio e Dona de Lindu, as praças de Casa Forte do Derby e do Entroncamento, o Cais José Estelita e a rua da Aurora. A última edição foi realizada em outubro de 2019, na Praia de Boa Viagem, com o tema “‘Ouvindo as pancadas das águas do mar”, sobre fatos relacionados ao mar e suas histórias. Após anos parados devido à pandemia, o História ao Ar Livre está de volta.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.