A partir da próxima segunda-feira (03) até o fim do próximo mês, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) irá promover uma série de ações para celebrar o Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama.
A programação contará com atividades realizadas nos oito Distritos Sanitários da cidade, mais de duas mil vagas para mamografias gratuitas e sem agendamento, além de duas palestras de abertura, que vão abordar os cuidados e estratégias para prevenção deste tipo de neoplasia e também do câncer de colo do útero.
O evento de abertura acontecerá na segunda-feira (03), das 14h às 16h, no Edifício-sede da Prefeitura do Recife. Neste mesmo dia, o caminhão do mamógrafo móvel estará no local das 8h às 17h , oferecendo exames para as moradoras da capital pernambucana na faixa etária de 50 a 69 anos.
Também serão realizadas palestras no Auditório Capiba, no 15º andar do Edifício-sede da Prefeitura do Recife. A primeira terá como tema “Câncer de mama – é possível prevenir?” e será conduzida pela médica ginecologista e obstetra, Cinthia Komuro. Já a segunda, abordará as “Estratégias de prevenção e rastreio precoce para câncer de colo de útero” e será apresentada pela enfermeira sanitarista e coordenadora da Política de Atenção à Saúde da Mulher do Recife, Mariana Seabra.
O mamógrafo móvel da Prefeitura do Recife vai circular por diversos bairros da cidade em 26 ações. Ao todo, serão oferecidas 2.200 vagas para realização de mamografias gratuitas, nos oito Distritos Sanitários da capital. Os exames serão feitos por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento. A programação completa pode ser conferida neste link .
Em cada local, serão oferecidas 80 vagas (metade pela manhã e outra metade à tarde) – exceto nos dias 8 e 11, quando serão distribuídas 40 senhas. No dia do exame, é necessário levar documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência no Recife. No espaço onde é realizado o exame, continua sendo obrigatório o uso de máscara e o respeito ao distanciamento físico, seguindo os protocolos sanitários vigentes.
O resultado da mamografia sai em até 30 dias, na própria unidade em que o caminhão permaneceu – ou na mais próxima do ponto da ação. Quem está fora da faixa etária dos 50 aos 69 anos, que é preconizada pelo Ministério da Saúde, e precisa fazer o procedimento, deve procurar a unidade de saúde de referência e solicitar um encaminhamento.
Outras atividades do Outubro Rosa também acontecerão nas unidades de saúde da Rede Municipal, nos ambulatórios, maternidades, polos da Academia da Cidade e no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, por exemplo. A programação completa será divulgada ao longo do mês.
No HMR, a partir do dia 10 e em todas as segundas-feiras subsequentes de outubro, serão realizadas as Segundas de Mamas. Nestes dias, o hospital disponibilizará uma série de ações de saúde preventiva, de autocuidado e de atividades lúdicas, voltadas ao enfrentamento do câncer de mama. As atividades são voltadas para pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade.
A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama.