Foto: Peu Ricardo/reprodução

Compartilhar:

João Victor Paiva – Diario de Pernambuco

No início da apuração desse domingo (2), André Ferreira (PL) já despontava como o deputado federal mais votado em Pernambuco. O fim da contagem dos votos confirmou a reeleição do candidato com 273.267 votos (quase 100 mil a mais que no último pleito) e reafirmou o poder do eleitorado evangélico, fundamental para a manutenção de André na Câmara dos Deputados. 
Gêmeo do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e candidato derrotado ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL), André foi filiado ao MDB de 2003 a 2016. Vereador do Recife por três legislaturas — sendo o mais votado em duas delas —, André se elegeu deputado estadual em 2014 pelo PSC, sigla pelo qual foi presidente estadual até este ano, quando trocou a legenda pelo partido do irmão. 
Em 2019, ele chegou a Brasília com o 3º maior número de votos do estado. Na capital federal, o conservador passou a integrar a bancada evangélica e a base de apoio ao governo Bolsonaro. Apesar disso, no início da pandemia, em 2020, o deputado seguiu na contramão do presidente ao pregar a necessidade do isolamento social e do uso de máscaras. “Em época de pandemia o bom senso deveria ‘falar mais alto’ ao invés de relatar uma série de desculpas [para não usar máscara]”, escreveu numa rede social.
Filho do pastor e deputado estadual Manoel Ferreira (PL), André herdou do pai a aptidão de unir religião e política. A inserção no meio religioso é central na trajetória da família. Este ano, por exemplo, o Projeto Libertador, criado há duas décadas pela família, foi levado às periferias do Grande Recife durante a campanha, ampliando a visibiliade do pregador e reforçando a imagem do candidato como representante dos evangélicos. Igrejas importantes, como a Assembleia de Deus, também abriram as portas para os Ferreira, que foram recebidos com reverência nos templos da denominação — a maior do segmento.
Além de apresentar a política aos rebentos, Manoel empregou o filho como chefe do seu gabinete na Alepe. André também foi assistente de gabinete na Secretaria de Justiça e na Secretaria de Governo de Pernambuco durante o governo de Eduardo Campos (PSB). Formado em Turismo, o deputado é pai de duas meninas e cunhado do vereador do Recife, Fred Ferreira (PL).

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.