Em comunicado oficial, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), afirmou que Pesqueira e Joaquim Nabuco, municípios do Agreste e Mata Sul pernambucana, passarão por eleições suplementares na mesma data do segundo turno (30/10).
Ambas as Cidades tiveram a cassação dos mandatos de seus respectivos prefeitos, e o executivo municipal está sobre comando dos presidentes da Câmara dos Vereadores, que cumprem o mandato, popularmente chamado de “tampão”.
“O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou os recursos de ambas as chapas e determinou a realização de uma eleição suplementar nas cidades no mesmo dia do segundo turno das eleições gerais de 2022. É a primeira vez que uma eleição suplementar acontece no mesmo dia que uma eleição geral. Essa decisão foi tomada pelo TSE para baratear custos, facilitar a logística e aproveitar o contingente de servidores e de mobilização das eleições gerais deste ano“, Expressa a nota do TRE-PE.
“O prefeito de Pesqueira, Marquinhos Xukuru, se tornou inelegível por conta de crime contra o patrimônio privado provocado em 2003. Já o prefeito e vice-prefeito de Joaquim Nabuco, Antônio Raimundo Barreto Neto e Eraldo de Melo Veloso, foram condenados por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico em maio deste ano”, explicou o órgão.