22 de janeiro de 2025
Fotos: Tiago Calazans

Fotos: Tiago Calazans

Compartilhar:

Com o resultado das urnas que definiu a disputa, em segundo turno, entre Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB), para a escolha da primeira mulher a ser eleita para governar Pernambuco, o destino nos apresenta um enredo improvável. Com a trágica fatalidade da inesperada morte de Fernando Lucena, marido da candidata Raquel, e o anúncio de que a ex-prefeita de Caruaru, naturalmente, deve se ausentar do rojão da campanha, como devem se dar os próximos passos no desenrolar da disputa no lado psdbista? Fato é que o tempo não pára, e o calendário eleitoral já prevê a retomada do guia político para a próxima sexta-feira. A candidata Marília, anunciou que, agora, no segundo turno, vai participar dos debates. Como observador dos movimentos nesse contexto, não podemos deixar de anotar que a vida é efêmera e pode surpreender, modificando um roteiro imaginado há qualquer tempo.

Destaque
A Assembleia Legislativa de Pernambuco vai receber, integrando o corpo de parlamentares da 20ª legislatura, Débora Almeida (PSDB). A tucana obteve 51.282 votos, sendo a 1ª candidata mais escolhida da legenda. Débora conseguiu seu melhor resultado no município que governou por 8 anos, São Bento do Una, onde totalizou 10.444 votos válidos.

Marco
Um dos candidatos mais votados na corrida por uma das cadeiras da Alepe, este ano, foi o presidente do Coren-PE, Gilmar Júnior (PV), preferido de mais de 68 mil eleitores. A eleição de Gilmar é também um marco. Pela primeira vez, um profissional de enfermagem vai ocupar uma das vagas do legislativo estadual.

Fortalecidos
Apesar de não terem ido como protagonistas ao segundo turno, os candidatos ao governo de Pernambuco, oposicionistas ao PSB, Anderson Ferreira (PL), com 890.220 votos e Miguel Coelho (UB) que recebeu 884.941 votos, estão fortalecidos como lideranças políticas no novo cenário estadual. Ambos ex-prefeitos já anunciaram que estarão envolvidos com a disputa do segundo turno das eleições.

Torcendo
O deputado federal André de Paula (PSD), que disputou a cadeira ao Senado por Pernambuco, e ficou na terceira colocação, atrás de Gilson Machado (PL) e da candidata eleita, Teresa Leitão (PT), gravou mensagem parabenizando a petista. André afirma que vai torcer para o sucesso da primeira senadora pernambucana na Casa Alta, em Brasília.

Êxito
Muito feliz está o deputado federal Eduardo da Fonte, presidente do PP em Pernambuco. Dudu mostrou força e competência na estratégia montada, que promoveu a sua reeleição, além de garantir o primeiro mandato de Lula da Fonte (PP), seu filho, na Câmara Federal.

Autonomia
O Governo de Pernambuco anunciou a retomada da autonomia do Porto de Suape. A confirmação se deu após publicação no Diário Oficial da União, assinada pelo Ministério da Infraestrutura. No documento, estão definidas as atribuições delegadas ao Estado de Pernambuco e o que cabe ao governo federal.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.