Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 12/11/2022

Cinco dos nove vereadores de Tacaimbó tiveram os seus mandatos cassados por determinação do TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco). A decisão foi tomada através de uma denúncia do DEM (atual União Brasil) em 2021, apresentando provas de fraude na cota feminina para a disputa eleitoral das eleições municipais de 2020. Como mais da metade da Câmara Municipal foi deposta, serão realizadas eleições suplementares, ainda sem data prevista. Os parlamentares fazem parte da coligação PT/PSB, são eles: Givanildo João da Silva, Mardones dos Santos Quaresma e Nadilson Nunes da Silva do PT e Edvaldo José de Macedo e Fagno José de França, do PSB.

Cassados II

Pelo mesmo motivo, a chapa proporcional do Avante em Recife também teve a cassação de mandatos. Com isso, Dilson Batista e Fabiano Ferraz perdem as suas cadeiras na Casa José Mariano. Na capital pernambucana, no entanto, não serão feitas novas eleições, e sim uma recontagem de votos sem levar em conta a legenda, de forma a direcionar dois novos nomes para a Câmara.

Novo presidente

A 25ª Conferência União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), realizada na Arena Pernambuco, foi encerrada nesta sexta-feira, após três dias consecutivos de debates para discutir os “Rumos do Parlamento”. Com a participação de 1756 participantes, entre presenciais e online, foi eleita a nova diretoria da entidade na gestão 2022-2023, em chapa única, tendo como o novo presidente o deputado pernambucano Diogo Moraes (PSB) e o deputado Henrique Queiroz Filho (PP) como secretário da Unale por Pernambuco.

Passagem

O governador Paulo Câmara (PSB) transmitiu o comando do Governo de Pernambuco para a vice-governadora, Luciana Santos (PCdoB). Ela responderá pela gestão estadual durante a próxima semana, enquanto o chefe do Executivo participará da 38ª Feira Internacional de Havana (Fihav), em Cuba, representando a região Nordeste. Participam da comitiva do governador o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico (Adepe), Roberto Abreu e Lima e a secretária de Turismo e Lazer, Milu Megale. O governador reassume o cargo na próxima quinta-feira.

Destaque

Em mais um levantamento divulgado pelo IBGE, Pernambuco continua a se destacar entre os estados do Nordeste no índice de receita das atividades turísticas de janeiro a setembro deste ano. De acordo com o estudo, Pernambuco registrou média de 113,1 pontos, ficando à frente da Bahia (103,9), na vice-liderança, e do Ceará (99,8). O Estado também fica bem acima da média nacional, cuja pontuação é de 93,3. No recorte geral, Pernambuco ocupa a terceira posição, ficando atrás apenas de Goiás (121,2) e Minas Gerais (116,2).

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.