Após determinação do Ministério da Saúde (MS), será realizada nas unidades de Saúde de Paulista, de 10 de abril a 31 de maio de 2023, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Paulista, a imunização contra a gripe ocorrerá nos quatro territórios cobertos pela Secretaria de Saúde do município, totalizando 40 salas de vacina, localizadas em policlínicas e Unidades de Saúde da Família (USF) e no Centro Administrativo da Prefeitura.
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença.
Conforme a determinação do Governo Federal, a campanha contra a influenza contempla:
– crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), – gestantes (sem exigência quanto à comprovação da situação gestacional);- puérperas (necessita apresentar certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros);- povos indígenas;- trabalhadores da saúde; – idosos com 60 anos e mais (mediante apresentação de RG;- professores das escolas públicas e privadas;- pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;- pessoas com deficiência permanente;- profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas (mediante apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa);- caminhoneiros;- trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;- trabalhadores portuários;- funcionários do sistema prisional;- adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e – população privada de liberdade.