27 de abril de 2024
Compartilhar:

O deputado federal Eriberto Medeiros (PSB) realizou uma missão na Colômbia, na última semana, com o objetivo de conhecer as experiências de transformação social das cidades de Medellín e Bogotá, lugares que conseguiram virar o jogo contra a criminalidade, apostando no urbanismo social como ferramenta para promoção da cidadania.

Guiado pelo secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti, um dos grandes entusiastas do intercâmbio Brasil-Colômbia, Eriberto Medeiros teve a oportunidade de conhecer de perto a experiência colombiana, especialmente em Medellín, que passou de cidade mais violenta do mundo a mais inovadora.

Na década de 1990, Medellín chegou a registrar 380 homicídios por 100 mil habitantes e hoje, graças às diversas ações dos governantes locais, chegou a 14 homicídios por 100 mil habitantes, controlando o avanço da criminalidade e abrindo os horizontes para os mais necessitados, principalmente as crianças e adolescentes, que passaram a enxergar um futuro promissor.

Para constatar essa mudança, Eriberto visitou as comunidades de Moravia, 13 de Novembro, Comuna 13, em Medellín, e Mirador e Paraíso, em Bogotá. “Aqui na Colômbia percebemos que todo o processo de transformação ocorreu a partir da escuta da população, produzindo espaços de convivência mais humanos, dando o melhor para os mais pobres. Processo muito participativo, com um planejamento bem feito, pensando a longo prazo. Isso faz toda a diferença na vida das pessoas, porque elas se sentem parte dessa mudança e zelam por tudo que o poder público constrói nas suas localidades. É esse sentimento que queremos levar na nossa bagagem pra pensar ações pra o Brasil”, afirmou o deputado.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.