O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), recebeu, na terça-feira (04), o conselheiro da Embaixada de Portugal em Pernambuco, Francisco Azevedo Duarte. No encontro, o fortalecimento das relações, investimentos e parcerias entre portugueses e pernambucanos.
Na ocasião, Duarte adiantou o projeto de fazer com que o posto consular português do Recife volte ao patamar de consulado. Destacou a força da comunidade portuguesa em Pernambuco e as facilidades que o governo daquele país tem criado para estimular que descendentes de portugueses do Brasil e outras nações busquem a cidadania lusa.
O parlamentar também assegurou que a Alepe está à disposição para contribuir com o restabelecimento do Consulado português no Recife. “As relações entre Pernambuco e Portugal têm tudo para serem ampliadas em diversas áreas: no turismo, no intercâmbio cultural, na economia. A Casa está aberta para colaborar nesse processo de fortalecimento de relações e negócios”, disse.
O encontro foi solicitado e acompanhado pelo vereador do Recife Alcides Cardoso (PSDB), que é conselheiro do Gabinete Português de Leitura. “Discutimos sobre as potencialidades econômicas e a importância da comunidade portuguesa no nosso PIB, gerando emprego e renda no nosso estado”, afirmou.