Uma nova pesquisa, divulgada pelo Grupo Potencial na noite da terça-feira (09), reforça a tendência por uma briga acirrada para vaga em um eventual segundo turno.
Também seguindo o que foi visto nos últimos levantamentos de outros institutos, a candidata Marília Arraes (SD), segue isolada na liderança.
Pesquisa Potencial para Governo de Pernambuco (por intenção de voto)
- Marília Arraes (Solidariedade): 29,4%
- Anderson Ferreira (PL): 15,5%
- Raquel Lyra (PSDB): 12,8%
- Danilo Cabral (PSB): 11,8%
- Miguel Coelho (UB): 8,9%
- Brancos e nulos: 10,%
- Não sabem/indecisos: 7%
Os demais candidatos não pontuaram. Com a margem de erro de 3,1 pontos percentuais, Anderson Ferreira (PL), Raquel Lyra (PSDB), Danilo Cabral (PSB) e Miguel Coelho (UB), estão tecnicamente empatados, o que já foi visto em diversos outros levantamentos ao longo dos últimos meses.
Rejeição
A pesquisa Potencial também trouxe números sobre a rejeição dos candidatos, fazendo a seguinte pergunta aos entrevistados: “em quem você não votaria de jeito nenhum para o Governo de Pernambuco”. Vale ressaltar que quem respondeu a pesquisa poderia responder à pergunta citando mais de um nome. Apesar de cinco candidatos concentrarem o maior percentual de votos, o índice mostra João Arnaldo (PSOL), como o menos aprovado pelos eleitores, com 33,8%. Danilo Cabral (PSB) ocupa a segunda posição, com 33,5%. Marília Arraes (SD) aparece com o menor número de rejeições entre os entrevistados, com 28%.
Índice de rejeição entre os candidatos ao Governo de Pernambuco:
- João Arnaldo (PSOL): 33,8%
- Danilo Cabral (PSB): 33,5%
- Jones Manoel (PCB): 33,3%
- Jadilson Bombeiro (PMB): 32,8%
- Miguel Coelho (UB): 32,6%
- Raquel Lyra (PSDB): 32,5%
- Anderson Ferreira (PL): 32,5%
- Esteves Jacinto (PRTB): 31,7%
- Ubiraci Olímpio (PCO): 31,4%
- Wellington Carneiro (PTB): 30,6%
- Cláudia Ribeiro (PSTU): 29,6%
- Marília Arraes (SD): 28%
Apesar de ter sido citado na pesquisa, Esteves Jacinto (PRTB), retirou à candidatura na última sexta-feira (05). O partido decidiu apoiar Raquel Lyra (PSDB) na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.
Metodologia
A pesquisa eleitoral ouviu mil eleitores de todas as regiões do estado de Pernambuco, entre os dias 4 e 8 de agosto. O índice de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 3,1 pontos percentuais.