A fiscalização é simultânea e acontece em todos os 184 municípios do estado
O Tribunal de Contas do Estado (TCE), realiza nesta quarta-feira (27), uma grande operação para fiscalizar a segurança e qualidade do transporte escolar pelas prefeituras municipais. Na auditoria, será apurado se as condições dos veículos que transportam os alunos são aceitáveis e estão dentro das normas do DETRAN, além de verificar se os condutores em exercício possuem a habilitação exigida para a prática. A equipe de fiscalização conta com mais de 250 integrantes.
Até o momento, foram inspecionados 274 veículos em 93 municípios: 100% dos veículos possuem algum tipo de irregularidade. Em relação aos condutores 72% dos avaliados possuem irregularidades nas condições para exercer a função
Contexto
A iniciativa foi promovida principalmente por conta dos recentes acidentes envolvendo o transporte escolar após a volta às aulas presenciais. No último dia 11 de março , um ônibus tombou no município de Riacho das Almas, no Agreste Pernambucano, deixando 4 mortos e diversos feridos. No município de Pombos, na Zona da Mata Sul, no dia 22 de março houve outro acidente que deixou diversos alunos com ferimentos leves.
Em investigações, no caso em Riacho das Almas foram verificadas diversas irregularidades: o veículo não estava regularizado para circular como transporte escolar, e o motorista estava com a habilitação vencida e não possuía um curso obrigatório para a função.