A Universidade de Pernambuco (UPE) aprovou, nesta quinta-feira (26), a concessão de bônus de 10% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que tiverem cursado todo o ensino médio em Pernambuco e morarem no estado. A bonificação vale para os candidatos a uma vaga nos cursos de medicina, direito e odontologia. As vagas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) permanecerão sem bônus.

Após três anos de discussões, a resolução foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da universidade. A UPE está há cinco anos no Sisu, onde oferece 50% do total de vagas abertas anualmente. A outra metade das vagas é pelo SSA, que não terá a aplicação do bônus, pois entre 95 e 97% dos estudantes que fazem o Seriado são de Pernambuco. Ao todo, a UPE dispõe de 3.460 vagas para 54 cursos distribuídos em 11 campi espalhados pelo estado.

Para o aluno egresso de escola pública, o direito ao bônus será optativo, já que ele pode concorrer pelo sistema de cotas, que representa 20% das vagas da Universidade de Pernambuco. “Se preferir o bônus, este candidato vai disputar pela ampla concorrência”, ressalta o pró-reitor de Graduação e presidente do Processo de Ingresso (SSA e Sisu) da UPE, Ernani Martins.

“Desde a adesão, estudamos o Sisu. Nesse período, observamos que de 83 a 85% dos estudantes que optam pela UPE são pernambucanos e de 15 a 17% são de outros estados. Muitos dos alunos de outros estados optam por medicina, direito e odontologia. Os cursos de medicina de Garanhuns e de Serra Talhada, em 2018 e 2020, tinham de 90% a 100% dos aprovados vindo de outras regiões, ou seja, de outros estados ou, por exemplo, era estudante do Recife optando por Garanhuns. Após constatarmos essa taxa de alunos de fora da região muito alta, passamos a considerar o bônus regional”, explica Ernani Martins.

A regionalização do bônus é dividida em três áreas. Para os cursos de medicina, odontologia e direito do Recife, o acréscimo de 10% na nota do Enem poderá ser solicitado por candidatos que estudaram e moram na capital, na Região Metropolitana ou na Zona da Mata. Já para Garanhuns, onde é oferecida a graduação em medicina, o bônus será dado a quem estudou e mora no Agreste. Para medicina de Serra Talhada e os cursos de odontologia e direito de Arcoverde, a bonificação é para aqueles que fizeram o ensino médio no Sertão e residem nessa região do estado.

De acordo com Ernani Martins, a resolução que autoriza o bônus regional será constantemente estudada e aperfeiçoada, caso a universidade constate outras tendências. “A UPE vai continuar fazendo estudos. Se outro curso passar a se encaixar nessa situação, vamos discutir a inclusão de outras graduações. Também iremos avaliar os egressos para saber se os estudantes que optaram pela UPE ficam no estado ou se estão voltando para as suas cidades de origem. Essa é uma medida transitória, que pode ser revista a qualquer tempo.

Calendário

Nesta quinta-feira, a UPE também aprovou a retomada das atividades para o calendário  semestres de 2020.1 a partir de 8 de fevereiro, no modelo híbrido de ensino. O semestre 2020.2 começa em 14 de junho. As aulas de 2021 só vão começar no dia 13 de outubro, ou seja, os aprovados no Sisu ou SSA só começam a estudar na instituição em outubro do próximo ano. O segundo semestre de 2021 só terá início em 2022. As aulas da UPE foram interrompidas em março deste ano por causa da pandemia da Covid-19.

Sisu e Enem

Sem calendário oficial, o Sisu deve ser aberto entre os meses de abril e maio de 2021. As provas do Enem 2020 estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro do próximo ano (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas para o Enem 2020. Desse total, 5.687.271 correspondem a inscritos na versão impressa do exame, enquanto 96.086 pessoas optaram por fazer a versão digital.

UFPE

Em julho, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também aprovou uma resolução que fixou critérios de inclusão regional para estimular o acesso aos estudantes de medicina do campus Recife que residem e que tenham estudado em escolas regulares e presenciais no estado. O Argumento de Inclusão Regional consiste em um acréscimo de 10% na nota final do Enem para efeito de classificação no Sistema de Seleção Unificada na UFPE. O sistema de bônus já era utilizado para todos os cursos dos campi de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, e Caruaru, no Agreste do estado. Nos últimos quatro anos, o curso de medicina do campus Recife apresentou um percentual médio de ocupação das vagas acima de 20% por estudantes de outros estados, o que levou à necessidade de estender o bônus de inclusão regional.