A devoção à Mama Muxima

Posted on

Angola também tem turismo religioso. O Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Muxima, localizado na província do Bengo, é o que reúne mais católicos no país. A devoção à Mama Muxima é antiga, desde 1833. Fiéis costumam levar alimentos, água, objetos para serem abençoados pela santa, além de apelos de paz com o fim da guerra civil em Angola, em 2002.

Situado à margem esquerda do Rio Kwanza, o santuário fica a 130 quilômetros da capital Luanda. Peregrinações ao santuário acontecem todos os anos no mês de setembro, quando se comemora aniversário da Santa. Muxima é considerado o maior centro Mariano da África subsaariana.

Ao redor do santuário existe uma vila, erguida em 1589, que era ocupada pelos portugueses. Dez anos depois, eles construíram a fortaleza e a igreja de Nossa Senhora da Conceição, conhecida como Mama Muxima, que quer dizer coração na língua nacional do Quimbundu.

Na igreja, se batizava os escravizados antes deles embarcarem para a Europa e para as Américas. O templo tem capacidade para 600 pessoas sentadas. Diariamente, o santuário recebe centenas de pessoas que chegam a pé, de ônibus e também de carro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.