Pense numa primeira página do Diario de Pernambuco que marcou. No caso da capa em questão, dois pontos foram fundamentais para a grande repercussão. Primeiro, claro, o assunto. No mesmo dia (26 de novembro de 2005), quase que na mesma hora, dois extremos de emoção. No Arruda, o Santa Cruz conseguia subir para Série A do Brasileirão ao vencer a Portuguesa por 2 x 1. A poucos quilômetros dali, o Náutico jogava fora a chance de chegar à primeira divisão naquele ano ao perder para o Grêmio por 1 x 0 , na chamada “batalha do s Aflitos” (o tricolor gaúcho marcou o gol da vitória quando tinha apenas sete atletas em campo).
Diante disso, surgiu um dilema natural para a equipe que estava fechando a primeira página: Qual das duas histórias mereceria estampar a capa do jornal? Argumentos e ponderações para lá e para cá, chegou-se a conclusão que as duas tinham peso suficiente para ser o destaque da edição. Mas como, se só existia lugar apenas para uma manchete?
Aí entrou a ousadia e a criatividade que já viraram marcas das primeiras páginas do Diario . Como numa carta de baralho, o jornal do dia 27 de novembro de 2005 circulou com duas manchetes. Vitória e derrota. Alegria e tristeza. As duas faces de uma mesma moeda, cunhadas de forma equilibrada na histórica capa do Diario de Pernambuco.
Uma curiosidade sobre o assunto, que por sinal inspirou este post, são os dados do Direto da Redação no Google Analytics (ferramenta que permite, entre muitas outras coisas, medir a quantidade, a forma e a origens dos acessos de um site ou blog). Ao analisar nossas estatísticas, descobrimos que quase 3% dos acessos vieram através da expressão “batalha dos Aflitos” colocada no buscador do Google e que, de alguma forma, levaram o internauta até nossas páginas.
Olá, Sérgio!
Gostaria de saber quem é o responsável (ou pelo menos o meio de comunicação) pelo surgimento da expressão “Batalha dos Aflitos?” Ao que parece, não foi a imprensa gaúcha, porque o locutor da Rádio Gaúcha ficou gritando o tempo inteiro “Inacreditável” – o título do DVD da campanha do tricolor azul. Como o subtítulo é “A Batalha dos Aflitos”, inferi que lá em terras sulistas, o jogo épico seja conhecido coo o jogo inacreditável e a batalha seja um termo pernambucano. Como surgiu? Poderias responder?
Grato.
Ivo,
Não saberia responder. Mas vou encaminhar sua pergunta para o pessoal do Superesportes. Acho que eles devem ter essa informação. Aviso assim que tiver uma resposta.
Um abraço,
Sérgio Miguel
Ivo,
Consultei os especialistas e eles afirmaram que o nome “Batalha dos Aflitos” nasceu mesmo por conta do documentário. Ao que tudo indica, foi criação do próprio marketing do Grêmio.
Um abraço,
Sérgio Miguel