Pense numa primeira página do Diario de Pernambuco que marcou. No caso da capa em questão, dois pontos foram fundamentais para a grande  repercussão. Primeiro, claro, o assunto. No mesmo dia (26 de novembro de 2005), quase que na mesma hora, dois extremos  de emoção. No Arruda, o Santa Cruz conseguia subir para Série A do Brasileirão ao vencer a Portuguesa por 2 x 1. A poucos quilômetros dali, o Náutico jogava fora a chance de chegar à primeira divisão naquele ano ao perder para o Grêmio por 1 x 0 , na chamada “batalha do s Aflitos” (o tricolor gaúcho marcou o gol da vitória quando tinha apenas sete atletas em campo).

Diante disso, surgiu um dilema natural para a equipe que estava fechando a primeira página: Qual das duas histórias mereceria estampar a capa do jornal? Argumentos e ponderações para lá e para cá, chegou-se a conclusão que as duas tinham peso suficiente para ser o destaque da edição. Mas como, se só existia lugar apenas para uma manchete?

Aí entrou a ousadia e a criatividade que já viraram marcas das primeiras páginas do Diario . Como numa carta de baralho, o jornal do dia 27 de novembro de 2005 circulou com duas manchetes. Vitória e derrota. Alegria e tristeza. As duas faces de uma mesma moeda, cunhadas de forma equilibrada na histórica capa do Diario de Pernambuco.

Uma curiosidade sobre o assunto, que por sinal inspirou este post,  são os dados do Direto da Redação no Google Analytics (ferramenta que permite, entre muitas outras coisas, medir a quantidade, a forma e a origens dos acessos de um site ou blog). Ao analisar nossas estatísticas, descobrimos que quase 3% dos acessos  vieram através  da expressão “batalha dos Aflitos” colocada no buscador do Google e que, de alguma forma, levaram o internauta até nossas páginas.