Uma ilustração publicada no Diario de Pernambuco rendeu ao artista visual Silvino, integrante da editoria de arte do jornal, o prêmio Águas do Mirante no 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em São Paulo.
A obra contemplada faz referência aos novos moinhos de Dom Quixote, personagem de Miguel de Cervantes, e foi publicada na seção “Um desenho”, na editoria Viver. O Águas de Mirante é destinado para trabaIhos de autores brasileiros de qualquer categoria (charge, caricatura, cartum e tiras/HQ).
A mostra oficial competitiva reuniu 429 trabalhos escolhidos entre os 2.984 inscritos. O grande vencedor geral foi o cartunista Paulo Sérgio Jindelt, com trabalho sobre o atentado ao jornal francês Charlie Hebdo. Ele retratou o cartunista Jean Cabut (Cabu), um dos mortos no ataque.
Além de brasileiros, nomes como o uruguaio Pablo Lopes, o peruano Walter Toscano, o ucraniano Igor Kondenko e o iraniano Nasrin Absosheykhi também se destacaram no 42º Salão de Humor de Piracicaba, um dos mais tradicionais do mundo.
Silvino foi personagem recente de postagem do blog. No dia 4 de agosto, o tema era seu trabalho com ilustração de livros infantis. Ficou interessado? Então clique aqui.
Paulo Sérgio Jindelt – Brasil – Prêmio Caricatura e Grande Prêmio 2015
Angel Boligán – México – Prêmio Charge 2015
Rafael Corrêa – Brasil – Prêmio Tira 2015
Igor Kondenko – Ucrânia – Premio Cartum 2015
Xalberto (Carlos Alberto Paes de Oliveira) – Brasil – Prêmio Temático Corrupção – 2015