Fotógrafo do Diario vence Prêmio Abear

out 18, 2017 1 comentário por

IMG_7899

Crédito: Roberto Ramos/DP

O repórter fotográfico Paulo Paiva, do Diario de Pernambuco, foi um dos vencedores do 5º Prêmio Abear de Jornalismo na categoria especial de fotojornalismo. Foi a primeira vez que a Associação Brasileira das Empresas Aéreas resolveu distinguir este segmento entre os 176 trabalhos inscritos, que envolveram matérias veiculadas em qualquer tipo de plataforma jornalística, como veículos impressos, rádio, TV e internet.

Intitulada pelo autor como “Em busca de voos mais verdes”, a imagem premiada retrata a sombra de um avião sobre a copa de árvores e foi registrada por Paulo Paiva em uma viagem de retorno ao Recife de Petrolina. “Fiz a imagem quando estávamos sobrevoando a mata do Curado, já perto do Aeroporto dos Guararapes”, afirmou.

A fotografia foi publicada no Diario de Pernambuco na edição de 7 de agosto de 2017, integrando a reportagem “Biocombustíveis, uma ideia que ainda não ‘decolou’”, de autoria do repórter Ed Wanderley, finalista na categoria Inovação e Sustentabilidade. A imagem ainda concorre ao Grande Prêmio Abear, que só será entregue na solenidade marcada para novembro ao trabalho que obtiver maior pontuação dentre os vencedores das seis categorias oficiais.

O Prêmio Abear foi o terceiro conquistado por Paulo Paiva como repórter fotográfico do Diario. Ele já havia sido vencedor, neste ano, do Prêmio Fecomércio com as imagens que ilustraram a reportagem “Um Novo Caminho de volta à antiga casa”. Em 2013, ele foi contemplado com o troféu Adilson Couto de Jornalismo Esportivo, da Secretaria Estadual de Esportes, por uma foto que ilustrava a reportagem “É Tempo de esportes”, enfocando os Jogos Escolares de Pernambuco.

A vitória de Paulo Paiva foi anunciada um dia depois do Diario ser considerado o Veículo do Ano pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), na 14ª edição do seu prêmio nacional de jornalismo. Com duas reportagens vencedoras nas categorias impresso e digital, além de uma menção honrosa pelo tema abordado, o jornal se destacou entre as 180 matérias publicadas em jornais e revistas e veiculados em rádios, tevês e internet em todas as regiões do país.

100717pp122

Crédito: Paulo Paiva/DP

Destaque_capa, Making of

Sobre o autor

Paulo Goethe, no Diario de 1990 a 1997 e desde 2001

Uma resposta to “Fotógrafo do Diario vence Prêmio Abear”

  1. Ito Cavalcanti says:

    Prêmio merecido.

    Conheci o sr. PAULO GOETHE por telefone , porque resido com todos da minha família, em Roseville, California, U.S.A.. e gostei muito dele
    É inteligente, é educado, é gentil é um excelente profissional.
    Gostaria muito de conhece-lo pessoalmente ,SE ele quiser, é lógico .
    Todos os anos , em abril estou em Recife e fico 90 dias ou mais, , passeando em várias cidades brasileiras.
    Portanto, SE o sr. PAULO GOETHE quiser me dá o prazer de conhece-lo pessoalmente, basta se comunicar comigo pelo meu e-mail, ficaria feliz.
    Agradeço a atenção e aguardo breve resposta, confirmando o recebimento desta mensagem.
    Saúde , SINCERIDADE, Sucessos, Sorte, Sempre ,para nós, amém.
    Abraço sincero.

    Ito Cavalcanti
    iavcavalcanti@yahoo.com.br
    Fone : 1 925 353 2828 .
    Roseville, California, U.S.A..