30 de abril de 2024
Foto: Peu Ricardo/DP

Foto: Peu Ricardo/DP

Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 31/05/2022

Na noite anterior à chegada do presidente Jair Bolsonaro no Recife, tive a oportunidade de perguntar ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), se ele iria ao encontro do visitante. A resposta: “Não recebemos nada de confirmação oficial, e diante de uma não confirmação, não temos como estar presentes.” No dia seguinte, já na Base Aérea, durante a entrevista coletiva, Bolsonaro cutucou: “Faltou iniciativa da parte dele também. Aqui ninguém está proibido de comparecer.” Para quem está fora do tabuleiro do jogo político em que atuam esses gestores, a impressão que passa, é que esse cabo de guerra travado pelos dois lados, é desnecessário e lamentável. Confesso que não consigo entender qual o grande prejuízo que teria, um ou outro, se sentassem à mesa, conversassem e anunciassem juntos, nesse momento tão crítico e de grande expectativa da população pernambucana, as medidas que serão tomadas para mitigar o sofrimento das famílias das vítimas fatais, além de milhares de outras prejudicadas pelas fortes chuvas, inundações e quedas de barreiras na Região

Comitiva

A visita do presidente Jair Bolsonaro, com uma comitiva formada de seis ministros, Daniel Ferreira (Desenvolvimento Regional), Ronaldo Bento (Cidadania), Marcelo Queiroga (Saúde), Carlos Brito (Turismo), general Paulo Nogueira (Defesa) e general Augusto Heleno (GSI), além do comandante militar do Nordeste, general Richard Nunes e do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, mostra uma operação conjunta e integrada que deve resultar em ações além das aparências. No encontro foi anunciada a liberação de R$ 1 bilhão em crédito para ajuda ao Estado. Prorrogações de pagamentos e linhas de créditos, também devem socorrer prefeitos e a população atingida pela tragédia.

Decisão tomada

O levantamento realizado pelo BTG Pactual/FSB Pesquisa no mês de maio trouxe uma curiosidade: 80% dos eleitores de Lula (PT) e 79% dos eleitores de Bolsonaro (PL), disseram que não pretendem mudar o voto em hipótese alguma, o que reforça a tese de que quebrar a polarização será uma tarefa difícil para os demais candidatos.

Condenou

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) condenou, por unanimidade, a deputada federal Marília Arraes e seu assessor Victor Fialho por propaganda eleitoral antecipada, em razão de 10 outdoors veiculados pela passagem do aniversário do Recife. Nas peças, estavam estampadas as fotos da parlamentar junto com a do ex-presidente Lula, pré-candidato à Presidência da República, e de Victor Fialho, pré-candidato a deputado estadual. A corte acolheu representação do Ministério Público Eleitoral, considerando como ato de promoção eleitoral, aplicando-lhes multa de R$ 8 mil. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Não politizar

“Isso não é hora de politizar. é hora de todos somarmos para poder enfrentar a situação. Nós tivemos desde o primeiro momento o apoio do exército brasileio. Nós pedimos o apoio e eles de pronto nos atenderam.” Luciana Santos (PCdoB), vice-governadora de Pernambuco.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.