28 de abril de 2024

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Compartilhar:

Raphael Felice – Correio Braziliense

O relatório do senador Jean Paul Prates (PT-RN) sobre a avaliação de políticas públicas para implementar o 5G no Brasil foi adiado durante reunião realizada nesta quarta-feira (21) na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT). A apreciação do texto estava prevista para a reunião de hoje.


O pedido de adiamento foi feito pelo próprio Jean Paul, sob a justificativa de acrescentar informações relevantes relacionadas ao processo pós-leilão.


“Estamos retirando a primeira parte da reunião, que se refere exatamente à leitura do relatório da avaliação da política pública de implantação do 5G no Brasil, em função de podermos aprimorá-lo aos fatos que ocorreram pós leilão”, disse o senador.


“Temos um relatório todo pronto, já tem aí em torno de 150 páginas, mas nós vamos incluir uma parte nova que diz respeito [ao período] do leilão para cá, a avaliação feita e, inclusive, alguns desafios decorrentes disso”, explicou.


Um dos pontos que devem ser adicionados ao documento trata da disparidade da estrutura de internet entre grandes centros urbanos e territórios rurais. O parecer identifica ainda a complexidade na propagação do sinal das redes 5G, que possuem cobertura menor em comparação ao 4G.


“Embora potentes, as novas antenas 5G cobrem significativamente menos espaço em comparação às antenas 4G existentes. Isso significa que uma cobertura semelhante requer mais hardware 5G e software de suporte — um número que se multiplica ainda mais à medida que o tráfego se move em ambientes fechados”, diz Jean Paul no texto.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.