22 de janeiro de 2025
Foto: Rafael Vieira/DP

Foto: Rafael Vieira/DP

Compartilhar:

Após uma fala do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar à Rádio Jornal na manhã de hoje (07), afirmando que o partido iria apoiar a candidatura de Marília Arraes (SD) ao governo estadual no segundo turno, diversos nomes do partido se pronunciaram contra a decisão, afirmando ‘desautorizar’ o posicionamento de Bivar.

Em nota assinada conjuntamente, os líderes políticos afirmam que a decisão foi arbitrária por parte do presidente, e que nunca sequer houve diálogo com o diretório estadual.

“A reunião do diretório estadual citada por Bivar não ocorreu. Sequer houve convocação para debate partidário sobre o assunto. Portanto, a referida reunião é fantasma, não tem validade, nem representatividade”, afirma a nota.

Os partidários afirmam ainda que a decisão não segue a determinação do estatuto interno, que defende que 60% da legenda precisa concordar com a decisão para que esta seja validada, e que a maior parte da composição estadual segue com o apoio a Raquel Lyra (PSDB).

Confira a íntegra do posicionamento:

  1. O apoio à candidatura de Marília Arraes anunciado pelo presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, é individual, não representa a posição majoritária do União Brasil em Pernambuco e não obedeceu ao que prega o estatuto do partido que exige aprovação de maioria de 60% do diretório;
  2. A reunião do diretório estadual citada por Bivar não ocorreu. Sequer houve convocação para debate partidário sobre o assunto. Portanto, a referida reunião é fantasma, não tem validade, nem representatividade;
  3. A posição majoritária do União Brasil em Pernambuco é de apoio à candidatura de Raquel Lyra, conforme já anunciado pelo ex-candidato a governador Miguel Coelho, o deputado federal, Fernando Filho, o ex-ministro e deputado federal eleito, Mendonça Filho, os deputados estaduais Antônio Coelho, Alessandra Vieira, Romero Sales, Romero Albuquerque, o deputado estadual eleito, Cléber Chaparral, e os prefeitos que subscrevem esta nota.
  4. Entendemos que compactuar com o atraso é apoiar a candidatura de Marília Arraes, que é linha auxiliar do PSB e representa o legado desastroso de Paulo Câmara;
  5. O povo de Pernambuco já tirou o PSB do poder, no primeiro turno. Um momento histórico que mostra o desejo de mudança. Neste segundo turno, caminhamos juntos com o desejo de mudança da maioria dos pernambucanos. Raquel Lyra representa essa mudança. É uma mulher séria, qualificada e boa gestora;
  6. Diante do exposto, repudiamos a atitude autoritária de Luciano Bivar, de tentar transformar em coletiva uma decisão individual, que atende aos seus interesses pessoais. Assim como, as ofensas descabidas à Raquel Lyra, sem respeitar sequer o momento difícil e de luto vivido pela candidata.

Miguel Coelho
Candidato a governador e ex-prefeito de Petrolina

Deputado federal
Fernando Filho

Deputado federal eleito e ex-ministro
Mendonça Filho

Deputados estaduais
Romero Albuquerque
Romero Sales Filho
Alessandra Vieira
Antonio Coelho

Deputado estadual eleito
Cléber Chaparral

Prefeitos
Simão Durando (Petrolina)
Zé Maria (Cupira)
Lucielle Laurentino (Bezerros)
Gilvandro Estrela (Belo Jardim)
Helbinha (Trindade)
Juliana de Chaparral (Casinhas)
Biu Abreu (Orobó)

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.