Foto: Sandy James/DP
Compartilhar:

Por: Weverton Melo

Após dois anos sem sair às ruas, a maior agremiação carnavalesca do planeta, o Galo da Madrugada, retoma para grande felicidade dos foliões no sábado (18). O desfile chega a sua 44ª edição e terá seus percurso original, contando com seis carros alegóricos e 30 trios elétricos, que começará a sair às 9h, partindo do Forte das Cinco Pontas com destino à Rua do Sol, com o tema “Viva a Vida, viva o Frevo, viva Enéas” e realizando homenagem ao artista plástico Ary Nóbrega e o cantor Claudionor Germano. Estima-se que a agremiação conte com mais de dois milhões de foliões durante as noves horas de festividades, ao vivo, com o percurso 6,5 km. 

“É uma satisfação muito grande trazer alegria aos foliões, nossa responsabilidade é grande em realizar um desfile tão grandioso como o Galo, mas ao ver os foliões todos dançando, cantando e a orquestra e os trios tocando dá uma uma satisfação para nós realizadores desta grande festa. Meu maior prazer é ver essa essência nas ruas, e estávamos com uma saudade muito grande, devido a estes dois anos de pandemia. Então estamos esperando que os foliões se preparem fisicamente e espiritualmente, para vir em paz para brincar e guardar energia para os outros dias de carnaval, como segunda e terça, até mesmo quarta para aqueles que desejam prolongar” Rômulo Menezes, presidente do Galo da Madrugada. 

O Galo fará homenagem aos profissionais de saúde que trabalharam para combater a Covid-19 como retratou o vice-presidente do bloco, Rodrigo Menezes: “Esse período de pandemia foi muito sofrido, então por meio do Galo podemos levar alegria através do frevo. Nosso planejamento deste ano, será uma réplica de 2020. Após um intervalo de quase três anos, por causa da pandemia, não é um ano de inovar demais, apenas fazer melhorias para diminuir os erros. Também decidimos que a diretoria do Galo virá vestida em homenagem aos profissionais de saúde que atuaram na pandemia”.

Outro destaque do Galo de 2023 é um trio que fará homenagem ao brega em Pernambuco. “Pela primeira vez teremos um trio totalmente brega no Galo da Madrugada. É o que me deixa mais feliz. Eu vou trazer convidados apenas do brega. Um deles é o Conde Só Brega”, disse Michelle Melo, representante do brega pernambucano no Galo.

Os detalhes do circuito por onde passará o Galo: 

Travessa do Forte;

Forte das Cinco Pontas;

Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto);

Avenida Dantas Barreto (esquina com a Praça Sérgio Loreto);

Praça Sérgio Loreto (sentido Avenida Sul);

Avenida Sul (sentido Afogados);

Rua Saturnino de Brito (dobrando à direita para retornar pela rua Imperial);

Rua Imperial (voltando para a Praça Sérgio Loreto);

Praça Sérgio Loreto (sentido sede do Galo da Madrugada);

Rua do Muniz (sentido Avenida Dantas Barreto);

Avenida Dantas Barreto (sentido Praça da Independência);

Praça da Independência;

Avenida Guararapes (sentido Ponte Duarte Coelho);

Rua do Sol (sentido Praça da República).

As atrações foram anunciadas pela organização do Galo, nesta terça-feira (14), durante coletiva de imprensa em sua Sede no Centro do Recife, são as bandas: Quinteto Violado, Gustavo Travassos, Orquestra Metais, Gerlane Lops, Marrom Brasileiro, Spok, André Rio, Asas da América, Nena Queiroga Cristina Amaral, Isaar França, Sambadeiras, Orquestra 100% Mulher, Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Romero Ferro com Juliette e Pabllo Vittar como convidadas, Almir Rouche, Almério, Geraldinho Lins, Bia Villa-Chan, Michelle Melo, Nonô Germano, Banda Som da Terra, Benil, Orquestra Perfil, Telmo Santiago, Forró do Muído, Banda Inove, Orquestra Universal, Banda Pinguim e Banda Luará.

Preparo antecipado

Apenas na diretoria do Galo, há cerca de 200 homens nas ruas, no Sábado de Zé Pereira, distribuídos em todo o percurso do desfile. Metade desses já ficam de pé a partir da noite da sexta-feira (17) nos preparativos da festa. “Começamos às 21h com o bloqueio das ruas, quando os trios começam a chegar, e damos início à operação, que dura doze horas, para formar o Galo”, continua Rodrigo.

Além dos diretores, mais 1.500 homens, aproximadamente, são contratados para prestar apoio no percurso dos carros e trios. Um total de 4 mil trabalhos diretos, de acordo com a diretoria do maior bloco do mundo, gerados apenas no Sábado de Zé Pereira, entre artistas, apoio, cenografia, produção, entre outros setores. “Somente nos trios, são mais de 1 mil artistas se apresentando, simultaneamente, das 9h às 18h30, num total de nove horas e meia de música ao vivo, para o público”, completa Rodrigo.

Segurança 

Será realizada previamente, uma verdadeira força-tarefa que envolve a diretoria do bloco como órgãos do Governo do Estado e Prefeitura do Recife ( Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, CTTU e Samu). “Realizamos três vistorias, tanto em trio elétrico quanto a pé, em todo o percurso do bloco. A primeira ainda no fim do ano anterior e as duas últimas nos dias que antecedem o desfile, a fim de identificar possíveis riscos, saná-los a tempo e, por fim, checar se já está tudo em ordem para receber o mega evento”, explica Rodrigo.

Maior do mundo em todos os números

Declarado, em 1994, pelo Guinness Book (o livro mundial dos recordes) como o maior bloco de carnaval do mundo, após constatação, no carnaval do ano anterior de mais de um milhão de foliões nas ruas do Centro do Recife, durante o desfile da agremiação, o Galo da Madrugada mantém o título até os dias atuais. Nos últimos  anos, o clube tem reunido, no Sábado de Zé Pereira, mais de dois milhões de brincantes nos seis bairros do Recife que compõem o percurso. “A cada ano que passa, todos nós, diretores, que estamos na rua, trabalhando, constatamos que a multidão só aumenta. Este ano, então, nossa expectativa é de que tenhamos o maior Galo de toda a história”, aposta Rodrigo Menezes, vice-presidente da agremiação.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.