A Biologia é uma ciência ampla e com uma grande quantidade de assuntos que podem ser cobrados na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O professor de biologia do Colégio Núcleo, Ricardo Lobo, chamou atenção para três tópicos importantes que devem ser revisados: ecologia, citologia e genética.

De acordo com o professor, na área de conhecimento da ecologia, é preciso analisar os desequilíbrios ambientais e as soluções que são usadas para eles. “O Enem normalmente apresenta o problema e questiona a solução. Então, o aluno precisa saber diferenciar o que é um lixão e um aterro sanitário, o que é uma compostagem, qual a importância do tratamento de esgoto para controle de doenças, por exemplo”, enumera.

Na área de citologia, Lobo afirma que as questões exploram muito a estrutura da membrana plasmática e as principais organelas celulares. “A organela mais citada no Enem é a mitocôndria. É responsável pelo fornecimento de energia, tem origem exclusivamente materna e são consideradas seres vivos dentro dos seres vivos. Ou seja, são organismos procarionte que vivem nas nossas células eucariontes”, detalha o professor.

A prova de biologia do Enem é muito diversa. Por isso, o terceiro tema apontado pelo professor é a genética moderna ou biotecnologia, que engloba assuntos como transgênico, clonagem, células-tronco e vacinas gênicas. “São assuntos em alta, muito abordados nas questões, e vale a pena serem revisados com bastante atenção”, finaliza.