O estudante recifense Roberto Oliveira Carneiro de Albuquerque, de 17 anos, conquistou o 1º lugar geral de Pernambuco e o 3º lugar geral do Brasil na Olimpíada Brasileira do Saber 2020 (OBS). “Após a notícia do resultado, recebi muitas mensagens de amigos e professores parabenizando, além da família, que é só orgulho. Eles sempre me apoiaram nas participações de olimpíadas”, celebra o aluno do 3º ano do Colégio Núcleo (Unidade Jaqueira), que levou bronze por dois anos consecutivos (2018 e 2019) e agora conquista medalha de ouro. “Entrei no Núcleo no 1º ano do ensino médio. Sempre gostei muito de participar de Olimpíadas por acreditar que ajuda bastante na preparação do ENEM e do vestibular, enquanto estamos praticamos a resolução de questões e o tempo de fazer a prova”, explica.
Roberto vai prestar vestibular para o curso de engenharia da computação e mantém uma rotina disciplinada de mais de cinco horas de estudo diariamente, com foco em matérias de exatas, mas sem deixar as outras de lado. “A melhor forma de ter sucesso é se esforçar em outras áreas do conhecimento, como humanas e produção textual. Tudo isso amplia muito as chances de se destacar em olimpíadas e no vestibular”, indica. “Para mim é uma diversão. Participo de maneira muito tranquila, para me testar e avaliar os conhecimentos. Nunca encarei como uma obrigação, sempre dei meu melhor e o resultado veio como consequência do esforço e dedicação”.
A Olimpíada Brasileira do Saber (OBS) é uma competição nacional de alto nível de excelência, que avalia os alunos nos conhecimentos de questões de arte, matemática, língua estrangeira a ciência e a tecnologia. Ao todo, 76 estudantes do Núcleo ganharam medalhas na OBS 2020, sendo 21 de ouro, 32 de prata e 23 de bronze. “O aluno precisa que ter uma visão bem ampla dos conteúdos. O Núcleo aposta na cultura olímpica e estimula todos os alunos a partir do 6º ano a participarem. Eles foram muito bem nas questões de atualidades”, explica a diretora Olímpica e de intercâmbio do Núcleo, Thatiana Stamford.
Em um ano desafiador para alunos e professores, o resultado positivo na OBS vem consolidar todo esforço e dedicação à educação. “Nossos estudantes continuaram se dedicando ao estudo que não é obrigatório. Isso é mais uma vitória para o jovem aluno, para o conhecimento e o campo pesquisa. Uma vitória grande para todos os educadores”, comemora o diretor do Núcleo, Gilton Lyra. “Estamos muito felizes em percebermos como a dedicação e o interesse dos nossos estudantes pelo conhecimento não pararam, e vão cada vez mais além”.
Comentários