Com 63.465 candidatos inscritos, o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) terá as provas do SSA 1 e 2 neste domingo (31) e segunda-feira (1/2), enquanto o teste do SSA 3 acontecerá nos dias 4 e 5 de fevereiro. Devido à pandemia, o uso de máscara facial de proteção é obrigatório, com troca recomendada a cada duas horas. Para a preparação da avaliação, instituições de ensino que já utilizavam ferramentas digitais, como é o caso do Colégio Núcleo, com duas unidades no Recife, largam na frente para a conquista da sonhada vaga na universidade.

O diretor pedagógico da instituição, Miquéias Soares, explica que a estratégia de ensino da escola utilizava ferramentas digitais antes mesmo da pandemia, fazendo com que estudantes e professores já tivessem proximidade com o ensino remoto. Para o SSA, o colégio intensificou as revisões nos meses de novembro, dezembro e janeiro, disponibilizando materiais extras e profissionais para auxiliar e dar segurança para os estudantes enfrentarem a prova.

“Desde o primeiro dia de aula, antes da pandemia, o estudante já tem o e-mail institucional e os professores uma sala virtual de ensino. Com a Covid-19, foi um desafio transformar o ensino em 100% remoto, contudo, tornou-se mais fácil pela familiaridade que todos tinham. Em relação ao SSA, estamos há três meses trabalhando intensamente. A escola conseguiu avançar devido à cultura de utilizar bem o meio digital como ferramenta”, contou.

João Bandeira, 17, estudante do 2º ano B na unidade Boa Viagem, está inscrito para a prova do SSA 2 que será aplicada neste domingo (31) e na segunda-feira (1/2), juntamente com 22.836 estudantes. Ele pretende pleitear uma vaga de medicina na UPE e fala que a preparação no colégio está sendo árdua e que estava adaptado às ferramentas virtuais que a instituição já utilizava. “Temos acompanhamento pedagógico a qualquer momento, literalmente, a um clique de distância. Além da preparação que vem ocorrendo ao longo do ano, desde dezembro nós recebemos um caderno especial com centenas de questões de todas as matérias e isso tranquiliza mais os estudantes quanto ao nível da prova do SSA por reviver os conhecimentos de todo o ano nas questões resolvidas”.

Diferentemente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o candidato inscrito no SSA que tenha diagnóstico confirmado ou exame positivo de Covid-19 nos últimos 14 dias que antecedem a prova deve solicitar regime especial de provas, conforme as instruções do manual do candidato disponibilizado pela UPE, onde contém passo a passo e formulários a serem preenchidos pelos candidatos que necessitem de atendimento especial. De acordo com o manual, não haverá reaplicação de provas.