Alunos disciplinados e comprometidos colhem bons resultados. Um grupo de nove estudantes do Recife conquistou o 1º lugar geral do Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento (OIMC), que contou com participações de alunos do Canadá, China, Austrália, Cabo Verde e Moçambique. A equipe Adiminions, composta por adolescentes do 8º e 9º ano do Colégio Núcleo, garantiu a melhor pontuação geral entre todas as categorias e escolas da disputa. A equipe é formada pelos alunos Fernando Luís dos Anjos, João Vitor Espada, José Guilherme Araújo, Luana Ferraz, Matheus de Menezes, Pedro Henrique Ramos, Malu Mayara Magno e Vinícius de Amorim, todos do 9º ano, e Paulo Cezar Ramos, do 8º ano do ensino fundamental.

“Essa competição, em especial, teve um formato interessante, com um desafio à parte, inserindo a matemática dentro de vários contextos. Os estudantes tinham que pesquisar as informações até chegar em um número. Para só então resolver os problemas de matemática”, detalha o professor-orientador que ensina matemática olímpica, Adim Mendes. A pontuação máxima possível era de 74.400 e este grupo atingiu 62.000 pontos.

O professor de matemática olímpica, Adim Mendes, foi quem orientou o grupo e inspirou o nome da equipe. Foto: Colégio Núcleo/Divulgação

“O diferencial foi ver o entrosamento da equipe na hora de competir. Eles souberam administrar bem o tempo e se saíram muito bem. Trabalhamos em grupo online e isso foi um desafio maior ainda. A olimpíada neste formato foi novidade para todos, inclusive pra mim. O que acabou se tornando uma experiência única”, comemora o professor. Ao longo dos meses de preparação, a relação entre alunos e professor se estreitou e rendeu até homenagem. “Segundo eles, eu era o ‘Malvado Favorito’ e eles, os minions, em referência ao filme de animação. Por isso, ficou Adiminions“, explica. “Temos uma rotina intensa de aulas regulares de matemática e as extras voltadas para a prática olímpica. Nosso trabalho deu muito certo”, conta o professor que se orgulha da dedicação dos alunos com idades entre 14 e 15 anos. “Foi uma conquista muito boa para toda turma, principalmente em um ano de pandemia, mostrando o quanto eles capazes”, complementa.

A OIMC é uma competição que mistura outras áreas do conhecimento, além de atualidades, história, geografia, ciências, tecnologia e artes. Podem participar todos os alunos matriculados no Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio. “Vimos que o regulamento se encaixou perfeitamente com o projeto pedagógico do Colégio. A primeira fase é totalmente multidisciplinar e requer pesquisa com temas de várias áreas de conhecimento”, explica a diretora Olímpica e de intercâmbio do Núcleo, Thatiana Stamford. A instituição contou com mais de 100 alunos inscritos na primeira fase, que formaram 24 grupos, sendo 14 deles aprovados para a etapa seguinte, programada para 21 de outubro. Em seguida, os alunos vão disputar a etapa internacional da Hope Cup International, na China.

Estímulo
No Colégio Núcleo, os alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental são estimulados a buscarem atividades extracurriculares. No turno da tarde, os interessados podem optar por um aprofundamento que são as aulas olímpicas de disciplinas como matemática, física, química, biologia, história, linguística, astronomia e robótica. Dentro deste projeto, os estudantes participam de mais de 30 Olimpíadas de Conhecimento. “O que emociona a gente é a dedicação. Eles estão buscando conhecimento, querem se divertir, ter contato com pessoas de outros estados e até países diferentes. É muito gratificante para qualquer educador”, comenta a diretora Olímpica e de intercâmbio do Núcleo, Thatiana Stamford.