Como vice-presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, é um dos signatários da carta das entidades nacionais do sistema de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação sobre o Orçamento da União, enviada na última quarta-feira (9) a deputados federais e senadores.
O documento de sete páginas reúne as considerações de 106 instituições nacionais que apontam o impacto negativo da redução drástica nos investimentos em CT&I em 2021. Os recursos discricionários para o MCTI (orçamento sem as despesas obrigatórias e a Reserva de Contingência) serão de apenas R$ 2,7 bilhões, ou seja, 34% menores do que os recursos destinados em 2020, o que significa menos de um terço do valor de uma década atrás.
“No momento crítico de pandemia que o Brasil vive, recursos para pesquisa básica e aplicada, para a inovação tecnológica são essenciais para o enfrentamento da Covid-19, além de permitir a recuperação econômica do país, como mostram as ações adotadas nos países desenvolvidos”, defendem as instituições no documento que pode ser conferido na íntegra aqui.
Comentários