Por Estado de Minas

Em meio ao aumento de casos da Covid-19 em todo país, estudantes realizam neste domingo (17) a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O horário de início da prova foi 13h30 e enquanto não se iniciava, vários candidatos usavam as redes sociais para reclamar das inadequações dos locais da prova.

Entre as justificativas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para não adiar o Enem 2020 foi que seguiria todas as recomendações das autoridades sanitárias contra o novo coronavírus. No entanto, não é o que está sendo relatado pelos estudantes.

Alguns deles utilizam as redes sociais para reclamar do distanciamento social nas salas que as provas estão sendo aplicadas. “Tem 40 pessoas na minha sala e 32 na do lado, grande distanciamento #Enem2020”, escreveu um jovem no Twitter.

E esta está sendo a reclamação de mais pessoas que estão fazendo a prova. “Oi @inep_oficial tudo bom?? Você disse que ia ter distanciamento mas minha sala tá cheia viu e com as janelas fechadas”, postou outro perfil.

Em alguns locais, as pessoas estão relatando que medidas básicas anunciadas pelo Inep não estão sendo tomadas. “Não tem ninguém medindo a temperatura ou dando álcool em gel, todas as salas atingiram capacidade máxima e não tem mais sala para realizar a prova”, comentou uma internauta.

Em outra conta no Twitter, uma pessoa chegou a dizer que a prova dela foi cancelada pela capacidade máxima. “Gente cancelaram meu Enem pelo limite de pessoas. Socorro agora eu faço só 2ª aplicação”, escreveu.