Flamengo x Vasco, em Caruaru

Torcedores acompanham ao clássico Vasco 2 x 0 Flamengo, no restaurante Asa Branca, em Caruaru

Após o fim da bela vitória do Central sobre o Náutico, no Lacerdão, segui direto para o restaurante Asa Branca, ao lado do estádio, para finalizar a matéria e enviar o texto para a redação do Diario de Pernambuco. Ao chegar no local, percebi uma quantidade grande de torcedores. Jantando, curtindo, falando de futebol.

Torcedores da Patativa comemorando a vitória? Nada disso… Uma massa de flamenguistas, e alguns vascaínos também (crédito da foto: Inês Campelo/DP). Todos eles acompanhando pela TV ao Clássico dos Milhões do Rio de Janeiro, que começou às 18h, exatamente quando terminou a partida em Caruaru.

Carioca-2009: Vasco 2 x 0 FlamengoApesar da maioria rubro-negra (carioca, diga-se), a minoria vascaína fez a festa, com a vitória do time da Cruz-de-Malta por 2 x 0, diante de 73 mil pessoas no Maracanã (leia mais AQUI).

Duas torcidas apaixonadas. Mas que reflete também a velha influência da antena parabólica no interior não só de Pernambuco, como de todo o Nordeste.

Em fevereiro do ano passado, a FPF divulgou uma pesquisa sobre torcidas no estado (veja AQUI). No agreste, nada menos que 23,2% dos interessados por futebol torcem por times de fora.

Foto do clássico carioca deste domingo: site oficial do Vasco

39 Replies to “Flamengo x Vasco, em Caruaru”

  1. Dizer que o Mengão é o Brasil é o mesmo que querer atribuir Pernambuco a esta treta do sport…. 

    Tá a 20 anos lambendo as botas dos treze para tentar fazer a diferença na região. 
    Vem sistematicamente boicotando o futebol regional…. “afinal já que tá todo mundo na M… pelo menos eu vou boiar!” kkkkkk
    Adoro ver os idiotas se vangloriando da bajulação. Já a globo está no seu papel… num ta pagando?!?!? Então quer as coisas da forma mais lucrativa.

    O engraçado deste fato, é a torcida achar que o sport pode se queixar do eixo Sul-Sudeste…. tem que parar com isso, senão o patrão pode botar pra fora…. E aí como fica??? Vai bajular quem???? kkkkkkkkk Porque quando o cabra é bajulador, num tem jeito… tem que ficar pendurado em alguém!!!!
    Todo mundo quietinho… que já já vai precisar de uma graninha para saldar as dívidas…  
    Se alguém tem que torcer por um do clube dos treze, que seja por um dominante e não por um serviçal!!!!

  2. Caro João Carlos, baixa auto estima é tu achares que estou criticando tua cultura só porque eu tenho um ponto de vista diferente. Repito : Eu acho é que sem lógica esse papo de que para o cara ser pernambucano que valoriza sua cultura seja obrigado a torcer pelos clubes locais. O que defendo é que cada um pode torcer para quem quiser. Não estou criticando os que  torcem para os clubes locais, nem afirmando que é obrigado ser torcer para flamengo ou vasco. Da mesma forma que quem torce para Sport, Náutico ou Santa Cruz o faz com todo direito e não merece ser criticado, quem opta por torcer para outro clube que não esses não merece ser criticado. Isso é questão pessoal de cada um. 

  3. Morei em Belo Jardim e Custódia e observei que lá as pessoas torciam por clubes do Rio e SP. Nas regiões mais atrasadas como o Agreste e Sertao , a auto-estima do povo é baixíssima porque não há uma mídia local forte e a imprensa nacional se refere aos “outros” brasileiros como se nós fossemos estrangeiros. Mesmo o Sport sendo o melhor brasileiro na libertadores, falam do grupo do “palmeiras”. Sou do Santa, mas o reacionário que acima critica a nossa cultura, devo informar que o Recife não é do “primeiro mundo” porque não tem o “desenvolvimento” representados pelo Rio Tiete ou o Morro Dona Marta. 

  4. CARO RODRIGO DISSESTE :”o que eu acho um absurdo é a mídia nacional vir aqui em Pernambuco e enfiar um “Ah, Rio de Janeirooooo” goela abaixo, que é o que acontece com o interior do estado e a influência, em massa, da parabólica.” MAS NINGUÉM É OBRIGADO A FAZER NADA QUE MÍDIA SULISTA PREGUE. COMO , POR OUTRO LADO NÃO HÁ PROBLEMA SE ALGUÉM QUISER SEGUIR OS TIMES DA LÁ.
    O QUE EU QUERO DIZER É QUE CADA UM É LIVRE PARA TORCER, VESTIR, COMER O QUE QUISER. NÃO SIGNIFICA NEGAR SUAS RAIZES. O CARUARUENSE, POR EXEMPLO, PODE TORCER PRO CENTRAL, SPORT, PALMEIRAS E ECT… O RECIFENSE TAMBÉM. ISSO NÃO O FARÁ MAIS OU MENOS PERNAMBUCANO. DA MESMA FORMA QUE FAZER CHUCASCO NÃO O FARÁ MAIS GAUCHO E MENOS PERNAMBUCANO. É QUE ESSE ARGUMENTO DE QUE É PRECISO TORCER PARA TIME DO ESTADO PARA SER PERNAMBUCANO NÃO COLA. É PAPO DE ELITE QUERENDO ENROLAR A MASSA.

  5. EASN

    A mídia pernambucana sempre fez isso, meu caro… Com o jargão de “Ah, é Pernambuco” desde que eu me entendo por gente, o que eu acho um absurdo é a mídia nacional vir aqui em Pernambuco e enfiar um “Ah, Rio de Janeirooooo” goela abaixo, que é o que acontece com o interior do estado e a influência, em massa, da parabólica.

    E outra… nunca falei nada de só é torcedor que é sócio do clube, você sabe realmente ler? Sei nem de onde tu tirou isso.

    PS: Na série B de 2005, quando Náutico e Santa Cruz estavam no quadrangular final a Globo Nordeste passava todos os dias propaganda chamando o torcedor PERNAMBUCANO a torcer por esses times. Confesso que queria realmente que os 2 subissem, obviamente não saí por aí gritando Santa pra lá ou Náutico pra cá, mas torci por eles na reta final, acima de tudo sou pernambucano e além do mais com os rivais na Série A iria meio que obrigar o Sport a se estruturar.

  6.  E O DIOGO DISSE : “não existe uma livre escolha. na verdade é um bombardeio de informações, hinos, zico, maracana, uma vez flamengo sempre flamengo.. todo santo dia”. COMO NÃO EXISTE LIVRE ESCOLHA ? A GLOBO OBRIGA ALGUÉM A TORCER PELO FLAMENGO ? SE VC ANALISAR OS PROGRAMAS DA IMPRENSA SULIDTA VERÁS QUE PASSAM MAIS TEMP FALANDO EM CORINTHIANS E FLAMENGO. SANTOS E BOTAFOGO POR EXEMPLO SÃO POUCO FALADOS. PELO TEU RACIOCÍNIO OS BRASILEIROS DEVERIAM SER DIVIDIDOS EM FLAMENGUISTA E CORINTHIANOS. APRENDA UMA COISA : AS PESSOAS PENSAM. AS PESSOAS ESCOLHEM.
    ACHO QUE A RAIVA DOS RECIFENSES NÃO SE DEVEM AO FATO DE ESTAREM PREOCUPADOS COM O PESSOAL DO INTERIOR. SE DEVE AO DESEJO DE TENTAREM IMPOR ALGUNS CONCEITOS PARA ESSE PESSOAL. POR ACASO O DESEJO DE QUERER OBRIGAR ESSAS PESSOAS A TOCEREM PELOS TIMES DA CAPITAL É RESPEITAR A LIBERDADE ? SE TIRASSÉMOS A GLOBO RIO DAS PARABÓLICAS, COMO SUAS BABOSEIRAS COMO NOVELAS, BBBS E ETC, O QUE RECIFE OFERECERIA AO PESSOAL DO INTERIOR ? PROGRAMAS CATASTRÓFICOS COMO CARDINOT, RONDA GERAL OU INTERATIVO ? ESSA MÚSICA XULA QUE É CHAMADA DE BREGA ( O BREGA QUE CONHEÇO É BEM MELHOR) ? A DIFERENÇA É SE SUBSTITUIRIA O “UMA VEZ FLAMENGO” PELO “CAZÁ” ( NEM SEI O QUE É ISSO)!!!! A RAIVA DO RECIFENSE É PORQUE NÃO MANDAM (MIDIATICAMENTE FALANDO) NEM EM SUA PRÓPRIO QUINTAL.

  7. Caro Marco, analisemos tuas frases :
    1)”Posso andar num wolkswagen fabricado no México, mas nem por isso vou deixar de comer minha macaxeira com charque lá no Bode”. PERFEITO, DA MESMA FORMA ALGUÉM TEM O DIREITO DE COMER NO BODE E TORCER PELO PALMEIRAS, POR EXEMPLO.
    2)”As coisas boas da globalização são boas na medida que servem a mim, que me ajudem a crescer e no meu bem estar, e não que eu sirva a elas”. ORA, SE ALGUÉM SENTE BEM TORCENDO PARA O FLAMENGO ISSO É UM DIREITO DELE.
    3)Se prego a valorização da cultura local, fico proibido de ir a um shopping center, por se tratar de um “valor” genuinamente americano?! Não faz sentido”. CONCORDO, COMO TAMBÉM TORCER ALGUÉM DO INTERIOR TORCER PARA O CORINTHIANS NÃO O FAZ UM RENEGADOR DE SUAS RAIZES. 
    4)”E não faz sentido que o nordestino torça pra times do sul, uma vez que o sul não valoriza o nordestino”. AH, EU NÃO SABIA QUE OS EUROPEUS E NORTE-AMERICANOS VALORIZAVAM O BRASILEIRO.
    CONCLUINDO : CADA UM TEM O DIREITO DE TORCER, COMER, VESTIR O QUE QUISER. E ISSO NÃO SIGNIFICA NEGAR SUAS RAIZES CULTURAIS.

  8. Acho que você pode torcer pra um time do estado numa outra competição sim. de modo saudavel. do mesmo jeito que posso torcer pra um time do Brasil num mundial por exemplo. agora não é porque falam que o Inter é o Brasil no mundial, que vou pintar meu rosto de vermelho e falar que sou colorado. ora? qual a sua identificação com o clube? pra mim pelo menos, torcer é muito mais do que ficar sentado numa tv. ate meu pai mesmo, quase nunca vai a campo, mas ta la, vendo tudo, ja viveu uma historia no clube, aqueles domingos de classico no arruda e tal. isso é impagavel. por isso que eu acho que não é nem questão de dar valor ao Nordeste, ou eixo do mal e tal. mas sim uma questão de identificação e geografia tambem! não entra na minha cabeça um sujeito pulando na beira mar de maceio por causa de um campeonato CARIOCA. ou pior! ficando triste com a derrota numa final! podia ser da liga americana de hoquei. da no mesmo. não faz sentido! e quanto a globalização, ela é valida. desde que seja coerente. não existe uma livre escolha. na verdade é um bombardeio de informações, hinos, zico, maracana, uma vez flamengo sempre flamengo.. todo santo dia. isso não é liberdade! aqui nem isso tem. os 3 times da capital tem o mesmo espaço. alem de programas como o lance final quase sempre existir um outro apresentador em caruaru.

  9. O EASN tá confundindo as bolas. A globalização é um fenômeno complexo, mas nos teus exemplos usaste de simplificações. Podemos ser globais sem perder nossa identidade, nossas peculiaridades, nossas particularidades. São esses aspectos que evitam que a globalização “padronize” a tudo e a todos. Posso andar num wolkswagen fabricado no México, mas nem por isso vou deixar de comer minha macaxeira com charque lá no Bode. Posso usar um tênis Nike, mas nem por isso deixar de ter uma sandália de couro curtido, fabricada em Tracunhaém. As coisas boas da globalização são boas na medida que servem a mim, que me ajudem a crescer e no meu bem estar, e não que eu sirva a elas. Não se trata só de produtos, trata-se também (e principalmente) de valores. Aí passa a ser uma questão de opção. Se prego a valorização da cultura local, fico proibido de ir a um shopping center, por se tratar de um “valor” genuinamente americano?! Não faz sentido. Até porque certos valores se tornam universais com o tempo, na medida em que são aceitos pelos povos. Na escala de valores do Diogo, não faz sentido que o Recifense torça para um time do Sul, em face de termos três times tradicionais na capital. E não faz sentido que o nordestino torça pra times do sul, uma vez que o sul não valoriza o nordestino. É isso! E faz sentido. Mas os valores variam de pessoa para pessoa. E nesse caso temos que respeitar as opções de cada um. No meu caso, fico com o raciocíno do Diogo.

  10. Certo Rodrigo, então a mídia pernambucana é santa ? Fazendo torcedores do Náutico e Santa Cruz torcerem para o Sport com o Argumento besta de : ” É Pernambuco” ? E qual o conceito de torcedor ? Pelo que vc está falando acho que para vc é apenas os sócios de um clube!!!

  11. Rodrigo falou tudo. não é nem questão de cultura. mas sim de lógica. eu mesmo gosto de ver o real madrid. mas sei que não sou torcedor do real madrid. é outro mundo tambem e tal. e existe uma lógica! eu não frequento os jogos desse time e não tenho nenhuma ligação com ele. assim como voces! me desculpe, mas a sua desculpa para ser alienado é muito ruim.

  12. Meu amigo, você ja esta ai falando de petroleo. Aqui é futebol. O mais longe que eu vou é ate a ditadura com a massificação do flamengo por exemplo atraves da rede globo. ninguem aqui ta falando de sul malvado nao. mas o que existe é essa triste realidade de pessoas do interior de Pernambuco assistindo e comemorando resultados do CARIOCA. qual a sua identificação com esses times? NENHUMA. é um absurdo se achar torcedor desse jeito. como voce conhece as musicas do mengao? internet? globo esporte? com a massificação de mentiras como a de 87, que ate hoje os proprios dirigentes desse clube tentam DIVIDIR e a midia passa a mao na cabeça. mas 87 ainda é pouco, va em 82 quando o proprio Sport foi eliminado pelo flamengo no brasileiro quando fizemos um gol no final e o juiz nos roubou! sabe o que o marcio braga disse? investimos alto demais pra um erro nos eliminar. ou seja, todo clube tem suas sujeiras, mas não compare nenhum com o flamengo não por favor. porque ate voces sao vitimas dessa sujeira. esse AMOR que nasce atraves de antena parabolica e serve pra comprar pay per view e camisas. mas o foco não esse. o que ate agora tento dizer é que não tem logica voces, pernambucanos torcerem pelo campeonato carioca. PERNAMBUCO é diferente do RIO! ´só falta agora falar que p mengao é o brasil.. ai a alienação foi muito bem feita.

  13. Não acho errado que se torça para times de fora por causa da cultura e tal… e sim pelo fato de que só existem essas torcidas devido à mídia.

  14. Rodrigo, por que viajando ? Veja o raciocínio : os Recifenses pregam que se deve torcer para times locais com o argumento que se deve valorizar a cultura local. Beleza. Eu não criticaria se isso se estendesse a todas as áreas. Mas da forma como é não passa de hipocrisia. Se querem de fato valorizar o que da terra começem mudando o nome dos shopings centers para “feira comercial”. Jeans ? Que se substitua por calças de couro!! Bonés ? para chápeus de palha!!! Fast food ? que não vendam hamburgers mas sim aipim com jabá!!!! Iron Maiden ? Nem sonhar. que toque o Santana. ´Paulistas no Sport ? Tirem-se todos que são mais de 10. Sport no clube dos 13 ? Que sai e montem o clube dos 9 ( Sport, Náutico, Santa cruz, bahia, vitória, ceará, fortaleza abc e américa-rn)!!! Aí sim, depois de fazer isso e muito mais poderão pregar sobre valorização da cultura local. Embora que entenda que valorizar o local não é necessáriamente desconsiderar o outro. Mas pelo raciocínio pernambucano parece que sim!!!!

  15. “mito da torcida do flamengo”. Detesto o Flamengo, mas discordo. Já foste ao maracanã ? Pensas que a torcida do Sport é fenonenal só porque colocam 35.000 em seu estádio. Vá no maraca e verás o “mito”!!!! Da mesma forma que é falta de bom senso os sudestinos falarem dos nordestinos pelo que veêm na TV é falta de senso falar do Sudeste palo que passa na TV. Vá lá. Vá no Rio e verás que é uma cidade realmente maravilhosa. Vá em São paulo e verás que é outro mundo se comparado ao Recife, por exemplo. Temos um grande país. Pena que seu povo “ainda”  é pequeno. Entenda que preconceito, discriminação, máfia, ladrões, homicidas há em todos os locais. não é exclusividade de A ou B. Não faz sentido ficar chorando.

  16. Depois disseste : ” mas pra se manter tem que participar”. Só para justificar o porque o Sport faz parte dessa mesma máfia que vcs criticam. Seja coerente com seus argumentos. Se é máfia e o Sport participa então o clube é mafioso também. Acho engraçado que aqui se diz que tudo no sul é máfia. Mas analise : Por que não se acaba com a falta crônica de aguá em Recife ? Por que há gente importante lucrando com carros pipa e água mineral!! Por que o metrô é no sentido leste oeste embora a RMR seja maior no sentido norte-sul ? Para beneficiar os donos da empresa de ônibus!!!! Por que não se resolve a violência ? Para manter os que lucram com segurença particular. Não existe essa de “sulistas malvados que come os inocentes nordestinos bonzinhos”. Máfia há em todo lugar, não é exclusividade de Rio ou São paulo!!!!! Se o Sport é tão bonzinho e contra a máfia por que não divide seu lucro no clube dos 13 com os times do estado ? Afinal não querem ser os bonzinhos ? Isso faz parecer o hugo chavez que fala mal dos EUA mas vende a maioria do seu petróleio para os próprios EUA. Assim faz o Sport fala mal do sul-sudeste embora seja da mesma máfia!!!!!!   

  17. Caro Diogo disseste : “Eu não me envolvo com os criadores dessas coisas que voce citou.”. Claro que se envolve. Por acaso não dás dinheiro à eles ? É por isso que eu te digo. Essa conversa de que se deve torcer para time A para valorizar a cultura de A não existe. Por que o sport não despacha os Paulistas do elenco então ? Pra que comer churrasco em Recife ? Para valorizar a cultura gaúcha ? Comas charque seca!!!!!!

  18. Isso que voce fala não tem nada a ver. Eu não me envolvo com os criadores dessas coisas que voce citou. Agora no futebol é bem diferente. Você não acha só um pouco ridiculo comemorar um titulo CARIOCA? de um lugar que voce provavelmente nunca foi e não tem identificação nenhuma? ficar dando dinheiro pra marcio braga e kleber leite, que alem de terem roubado e muito os times daqui, botam pra lascar no futebol pernambucano. logico que se tem familia carioca é bem diferente. eu mesmo faria meu filho torcer pro meu time mesmo morando no acre. so pare pra pensar como voce começou a torcer. PELA TELEVISÃO!  uma manobra totalmente autoritaria que começou na ditadura, com a massificação do flamengo atraves da FRENTE AMPLA PELO FLAMENGO. que começou na rede globo com o “doutor” marinho. criando o mito da torcida do flamengo, dos jogadores e da historia. ou é mentira? sobre o clube dos treze, participam desde o começo times do sul tambem. é uma mafia horrivel, mas pra se manter tem que participar. é isso. raciocine um pouco. só não queira que as pessoas lhe tratem como torcedores desses times. ate mesmo o povo do sul quando vem pra ca. num jogo do palmeiras em Recife, eu vi uma van com placa de alagoas com “torcedores” do palmeiras chamando os integrantes da mancha verde que vieram de são paulo da mancha verde (estavam uniformizados) pra entrar no veiculo. levaram foi um fora! os caras dizendo que eles eram uma vergonha pro palmeiras e tal! na hora dei um  grito: agora aprende!

  19. Caro Diogo espero que vc dê valor a si mesmo para poder vir com esse sermão. espero que não comas em fast foood ( invenção norte-americana), espero que não calçes NIKE ou ADIDAS, espero que não tomes Coca-cola, espero que não andes de carro. Faça me o favor!!!!!! Isso é paradoxo. Por que o Sport não expulsa os paulistas que jogam no time ? Por que recebe as cotas de TV da rede globo ? Por sinal cotas bem diferenciadas já que  o Sport é filiado do cb 13 entidade de Paulistas e Cariocas ?

  20. Sinto informar as pessoas acima, mas voce não são torcedores desses times. estranho não é mesmo? mas é a verdade. ser torcedor não é ficar vendo o time por globo esporte. um torcedor não começa a amar um clube por influencia de uma tv.. vai dizer que não foi? foi a paixão pelo mengão que tomou conta de voce? ah tenha paciencia. todo dia sendo massacrado por materias ridiculas que fazem jogadores normais virarem idolos e dao destaque ao treinador que está triste no dia. alem de divulgar tudo que é musica e claro, O VELHO ESPIRITO MALANDRO DO CARIOCA. VOCES SO FAZEM PARTE DA NACIONALIZACAO DA CULTURA CARIOCA. nao to dizendo pra torcerem pros times da capital nao. porque voces deveriam levantar o futebol da cidade de voces ao inves de comprar o pay per view e comprar uma camisa do “eu nunca vou te abandonar.” tenham respeito por voces mesmos. porque isso é uma coisa muito triste em todo Brasil. Agora so´mais uma coisa. parem pra pensar: por que times como gremio e cruzeiro, infinitamente maior que fluminense e botafogo, nao tem torcida no NE?

  21. Leo,

    A torcida do Vasco foi minoria no restaurante, mas nem por isso é pequena. Historicamente, o Vasco tem uma torcida numerosa em Campina Grande e em Caruaru.

    Acredito que a presença vascaína seja semelhante à do Palmeiras em 2008, no mesmo Lacerdão. Na ocasião, a torcida do Verdão ficou no tobogã do estádio (um espaço para cerca de 8 mil pessoas).

    Abraço!

  22. Cássio, cada um tem direito de torcer para o time que quiser. Isso é escolha pessoal. Se os Pernambucanos, na realidade mais recifenses, tem essa frescura ( desculpe o termo) que só se pode torcer para times locais para valoriozar a cultura local, então deveriam dar o exemplo. Primeiro, montar os times da capital só com jogadores Pernambucanos ( Vá no Sport, por exemplo, e verás que tem mais de 10 paulistas), não deveriam ter automóveis, comerem em fast food, não calçarem adidas ou nike, já que nada disso é da cultura local. Deveriam sim, andar de charrete, calçar chinelo de couro e tomar só caldo de cana. Isso é conversa que não tem mais fundamento na era da globalização. Papo dos “coroneizinhos” ( A elite local) para enganar as massas. É raciocínios como esse que mantém o nordeste 200 anos atrasado em relação ao centro-sul, e isso nã adianta nem querer discutir, basta ir no site do IBGE e verás  que digo. Vou te dar um exemplo, na cidade de itapissuma temos um pib per capita de cerca de 17.000, mas a população ,em sua maioria é paupérrima, para manter uns poucos muito privilegiados. Agora essa elite da cidade vai chegar à população e dizer isso ? Não ! Vão eleger um inimigo comum para enganar a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*