Maiores compras do NE

As compras milionárias do futebol nordestino no Plano Real. Arte: Cassio Zirpoli/DP

O perfil exportador do futebol nordestino é bem antigo, com craques negociados desde o início do profissionalismo no país, como Ademir Menezes, do Sport para o Vasco em 1942. E do clube carioca para a Copa do Mundo. Caminhos para o Sul-Sudeste e também para o exterior. Ainda bem, há o caminho inverso. Mais recente e numa rotação menor, o clubes da região também vêm contratando jogadores com cifras milionárias. O blog reuniu as negociações (divulgadas) no Plano Real, em circulação desde 1º de julho de 1994 – considerando ao menos R$ 1 milhão independentemente do percentual adquirido sobre os direitos.

À parte da década atual, surpreende o Vitória em 1997, com quatro compras seguidas, no embalo da parceria com o Banco Excel, que bancou R$ 10,8 milhões nos reforços, além de mediar o empréstimo de Túlio Maravilha, então no Corinthians, também patrocinado pelo banco. Na temporada seguinte, também respaldado por um banco (o Opportunity), o Bahia entrou na estatística. A partir de 2012, no início da era das supercotas da televisão, no Brasileirão, quatro clubes da região conseguiram realizar transações neste porte, até o Náutico, o único ‘não cotista’, mas presente na elite no ano da vinda de Kieza.

Número de jogadores comprados (20 nomes até 11/01/2018*)
8 – Sport
7 – Vitória
4 – Bahia*
1 – Náutico
* O Bahia também comprou 55% de Hernane Brocador e 50% de Edgar Junio, mas com valores desconhecidos

Número de jogadores comprados por estado:
11 – Bahia
9 – Pernambuco

O ranking é apresentado tanto em reais quanto em dólares. Isso porque, em mais de duas décadas, o valor da moeda nacional já flutuou bastante. Se no início chegou a valer mais que o dólar, em determinado momento caiu para 1/4 da moeda americana. Por sinal, apesar de o euro ser a versão mais utilizada, hoje, no futebol internacional, o blog opta pelo dólar uma vez que a moeda europeia só foi criada em 1999, sendo impossível calcular valores anteriores.

A pesquisa engloba valores oficiais e extraoficiais, esses divulgados na imprensa (jornais e sites), uma vez que os clubes raramente revelam os números oficiais – nem em seus balanços financeiros. Na maioria dos casos, cada compra foi informada em um valor (real, dólar ou euro), com o blog convertendo nas duas colunas abaixo de acordo com o câmbio de cada época, precisamente no dia da notícia.

Ah, existe a possibilidade de alguns nomes terem sido esquecidos. Por isso, caso lembre, pode deixar o seu comentário no post, que a lista será atualizada.

15 Replies to “Maiores compras do NE”

  1. Como se explica que no Arruda já houve partidas com mais de 90.000 torcedores e atualmente a capacidade do estádio é de menos 65.000 pessoas.

  2. Cássio,
    Agora que o SPORT, está conseguindo se manter na série A,aparece esse comentário de transferir o jogo para a Amazônia.
    Os Rubronegros merecem respeito e o jogo deveria ser na Ilha do Retiro,forma de homenagear os torcedores.

  3. Quero saber como faço para fazer um teste procuro uma oportunidade de mostra oque eu sei fazer de melhor que é não levar gols Tenho 18 Anos, 1,82 de altura .

    Contato:9450-5588 > Djeison
    Contato:3110-7356 > Maria José

    Facebook: Djeziinhoo Alevii

  4. Segue dados do técnico que está sendo sondado pelo Nautico

    .
    Erwin Walter Aal Neto, mais conhecido como Netinho

    CLUBES QUE ATUOU COMO ATLETA PROFISSIONAL

    CORITIBA F.C
    AVAI E.C
    SÃO PAULO F.C
    ATLÉTICO MINEIRO
    SELEÇÃO BRASILEIRA DE JUNIORES
    E.C RIO BRANCO ( PARANAGUÁ)
    .

  5. Caro Cássio

    Aproveito o espaço para lembrar o aniversário do America Futebol Clube que será no dia 12 de abril de 2014. O América comemorará 100 anos de vida, o clube tem muita importância no desenvolvimento dos esportes em nossa cidade, possuíndo titulos no salonismo, futebol profissional, basquete e até cicilismo.
    Vai haver um coquetel, lançamento de livros e de uma camisa comemorativa.

  6. Caro jornalista, sei que não é você, mas foi o melhor local que encontrei para sugerir: porque o Diário de Pernambuco não muda o nome da coluna do seu colega, Fred, para Diário do Sport recife? Ou Diário da Coisa? Ele é assessor de imprensa do time da Ilha do Retiro? Dia sim outro também escreve sobre os bastidores de lá.

  7. Prezado Cassio,

    Primeiramente é um prazer ocupar este espaço, porém como não ouvi até hoje nenhum comentário a respeito, quero apresentar minha humilde opinião a respeito do nosso glorioso Sport.
    Quero dizer que não sou torcedor fanático nem perco tempo em discutir futebol, principalmente com pessoas que com o seu fanatismo, não conseguem expressar comentários criteriosos.
    Estou espantado porque as empresas de radio difusão de Pernambuco na pessoa de seus radialistas e que vivem o cotidiano do futebol, não observarem este aspecto.
    O nosso querido goleiro Magrão, apesar de ter tido treinadores que foram goleiros e portanto conhecem as manhas da posição e nenhum conseguiu aprimorar o nosso goleiro e ídolo Magrão.
    Observem que todas as bolas que são alçadas na área e principalmente entre a marca de penalti até a pequena área em nenhum momento o Magrão se antecipa para espalmar ou até mesmo agarrar. Pelo contrário – eu fico espantado e no aguardo do desenrolar – ele fica observando e espera que o jogador adversário toque na bola para depois ele tentar o mais difícil que é defender a bola. Se for feita uma análise de todos os gols que o Sport levou pode observar que ele poderia ter saido para evitar a conclusão da jogada.
    O Marcos que jogava no Palmeiras sabia executar estas saídas com muita competência e não deixava para a conclusão dos atacantes e desta forma não precisava esperar o toque e torcer para que o mesmo venha em sua direção.
    Acho que é muito mais fácil se esforçar para tirar a bola da área do que esperar a conclusão da jogada.
    Como ex jogador das divisões de base e como jogueiro observo estes detalhes a cada jogo e não melhora nunca.
    No meu tempo o goleiro fazia questão de agarrar a bola. Hoje o goleiro soca a bola ou espalma para o jogador depois concluir.
    Todos os times que jogam com o Sport sabe desta deficiência técnica e as exploram muito bem – basta ver os VT´s dos jogos.
    Desculpa mas não consegui ficar sem comentar este aspecto e me espanto como estes fundamentos não estão sendo treinado.

    Abraços,

    Ernani

  8. Quero saber se vai ser feriado nos dias dos jogos da Copa das Confederações que vão acontecer em Recife, pois em outras cidades já foi decretado feriado, vocês sabem dizer alguma coisa?

  9. Um detalhe passou despercebido das autoridades e da Imprensa: quem mora em municípios da Mata Norte (Paudalho, Carpina, Lagoa do Carro, Nazaré da Mata, Buenos Aires, Vicência, Aliança, Timbaúba)e do Agreste Setentrional (Limoeiro, Bom Jardim João Alfredo, Surubim, etc) vai deixar os carros nos acostamentos? Haverá ônibus para levá-los à Estação Cosme e Damião? Pelo que sei e já vi, há muitos torcedores alvirrubros nessas cidades.

  10. ei se forem unificar os campeonatos q já teve no nordeste santa cruz teria tres titulos e o torneio pernambuco e bahia em 1956 é o pernanbuco é paraíba em 1962 e juntanto com o torneio do norte-nordeste em 1967 são tres titulos é ñ um só ok levem em consideração isso tbm .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*