A verdadeira Cidade da Copa. De 2014, 2015, 2016…

Projeto viário do Recife para 2014. Imagem: governo do estado/divulgação

Ao todo, o plano de mobilidade urbana no Grande Recife custará R$ 1,5 bilhão.

Dados do governo do estado.

Serão cerca de 100 quilômetros de corredores exclusivos, distribuídos em toda a área metropolitana. No projeto, uma novidade: quatro viadutos transversais sobre a Avenida Agamenon Magalhães, principal corredor da capital (saiba mais aqui).

Tudo isso visa reduzir o fluxo de veículos de uma frota gigantesca, que hoje quase não anda, sufocada. Segundo o Detran, são 978 mil veículos registrados na RMR.

Até o fim do ano, a marca de um milhão de carros será alcançada. E até 2014..?!

Melhor nem pensar…

Melhor dizendo, tem que pensar sim, pois a mobilidade urbanda é uma das principais exigências da Fifa na matriz de responsabilidades para o próximo Mundial de futebol.

Com engarrafamentos nas principais vias até fora dos horários de pico, só torcendo para o estado não fazer um papelão na Copa, no auge de sua publicidade internacional.

Mas, indo além do bilionário torneio, a cidade precisa voltar a respirar. A estrutura atual não comporta mais a circulação de uma massa de 3,7 milhões de habitantes.

No próprio Campeonato Pernambucano, em jogos na capital, ir e voltar de um estádio (Arruda, Aflitos ou Ilha do Retiro) é um desafio, seja em carros particulares ou através do transporte público. Há quem gaste horas apenas com o traslado para o campo.

Esse legado viário é vital para a população. Muito além da Copa do Mundo…

18 Replies to “A verdadeira Cidade da Copa. De 2014, 2015, 2016…”

  1. é muita propaganda enganosa em cima do povo Recifense por causa dessa copa-2014!do jeito q vai,Recife não suporta a gigante quantidade de carros e motos nas nossas vias até lá!

  2. se acabarem com a corrupção e lavagem de dinheiro q esta rolando poderiamos ate
    sonhar em uma cidade da copa.

  3. Boa Noite,

    tive acesso a planta do projeto de implementacao do corredor leste -oeste e notei que tera um tunel no meio da caxangá, onde comecara prox ao banco HSbc e terminará prox ao hospital barao de lucena. CADE  imprensa que nao comenta nada… pois a sociedade nao sabe.. e os comercios vao quebrar.. porque nao passará carros por cima e sim pelo tunel… fica o alerta a todos….

  4. Olha pessoas, é bem possivel que eles façam viadutos,pontes e etc… mas,e a saude, a segurança, a educação? não gosto dessa idéia de copa do mundo,o Brasil não tem condições de realizar um evento com este, pelo menos neste momento não.

  5. Cássio,

    kkkkkkkkk aconteceu, nenhum projeto de Recife foi aprovado… acabou a pirotecnia de corredor BRT

    Olha a npotía no link http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2011/08/13/interna_politica,244926/planalto-libera-as-oito-obras-previstas-para-bh.shtml

    BARRADOS

    Dos 55 projetos entregues ao Ministério das Cidades para receber recursos da Caixa Econômica Federal e financiados pelo governo federal, 38 foram confirmados até ontem. Entre os reprovados estão todos cinco de Recife e de Fortaleza, três de Natal, dois de Manaus e de Brasília, que segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, não apresentaram elementos técnicos mínimos na elaboração das propostas e dos planos executivos. A falta de análise para licenciamentos ambientais e detalhamento dos custos sobre desapropriações e reassentamentos urbanos foram as principais justificativas para impedir a liberação dos recursos para as obras.

  6. Amigo Cássio,

    Antes de mais nada, queria dizer o seguinte: Tudo que foi apresentado são imagens e projeções CONCEITUAIS. Não passam de croquis arquitetônicos digitais, que qualquer usuário em AUTOCAD consegue fazer.

    O que irrita-me profundamente é que a imprensa pernambucana não se deu ao trabalho de questionar nada.

    TUDO que o picão da galáxia Eduardo Campos faz, mostra… até se o cara peidar a imprensa aplaude!

    Vocês não se deram ao trabalho de pedir o PROJETO BÁSICO, não se deram o trabalho de questionar quais as medições de espeço feita, se vai gerar conflito com a rede de água, esgoto e drenagem, como serão feitos o remanejamento da rede Elétrica, quais as soluções adotadas para o plano de execução da obra, etc.

    Nos corredores BRT, vocês simplesmente esqueceram que a Av. Caxangá jamais terá a condição de ter aquele elevado sem impactar profundamente uma das vias (uma das vias dos carros ficará coberta) e como se dará as ultrapassagens nas estações, haja vista que a Av Caxangá só permitirá esse recurso se a via for alargada para a área das calçadas, e o que acontecerá com as calçadas? adentrará em algum estabelecimento?

    Já se passaram mais de 3 dias e ninguém da imprensa… questiona o picão da galáxia.

    PROCUREM VER O PROJETO BÁSICO (O IDEAL SERÁ O EXECUTIVO) E DESCOBRIRÃO QUE NEM TUDO MOSTRADO NAS IMAGENS CONCEITUAIS SERÃO REALIZADAS E O PIOR, FICARÃO BIZARRAS!

    Estou estarrecido com a falta do jornalismo investigativo da imprensa de Pernmabuco, nossa imprensa está assim:

    Eduardo peida e ele diz que está cheiroso, a imprensa tampa o nariz e diz que é o mais cheiroso do mundo…

    Abraços

  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk EASN!só trouxa mesmo para acreditar nisso.e sei por que o Governo mostrou isso:era pra dar uma resposta ao deputado federal Romário De Souza(PSB-RJ.O”Baixinho”),q enumerou das 50 obras q não sairam do papel,5 daqui de Recife!e digo mais:se essas obras começarem,vai ser um suicidio.pois essa mídia q temos atualmente,e parando a agamenon do jeito q vai parar(leia-se as obras),é prato cheio para a oposição voltar ao poder de Recife no ano q vem!

  8. Só uma coisa : Se Dudu Campos levou quase 2 anos para fazer o viaduto inacabado de Olinda ele vai fazer tudo isso até 2014 ????? Se tomarmos o de Olinda como exemplo, serão pelo menos 8 anos para que os quatro a Agamenon sejam realizados.
    Acho que é por isso que ele mantém o salário dos professores pernambucanos como o mais ridículo do Brasil. Se a população fosse educada, ele inevitamente seria ridicularizado caso não fizesse essa obra faraônica até 2014. Mas no Brasil o povo engole tudo. Quiça em PE………………… O estado do eterno racionamento de água e que se acha a capital do norte-nordeste.

  9. Já que é praticamente impossível alargar as principais vias de acesso de Recife, o jeito é fazer elevados. Vou mais além, poderia até(não vi o projeto) fazer elevados com mais de 01 nível colocando até METRÔS/TRENS num destes níveis cortando todas as avenidas principais. Além de desafogar os locais já entupidos de carros, ônibus e motos iria de certa forma diminuir a utilização de carros, pois as pessoas poderiam preferir andar de METRÔ/TREM, haja vista que os mesmos circulariam por toda a cidade…

  10. Acredito que atolar a cidade do Recife de viadultos não é eficaz. Seria melhor expandir o metrô e melhorar consideravelmente a qualidade do transporte público, e como bem disse o EASN, desenvolver também as cidades vizinhas ao Recife. Hoje em horario de pico eu perco 1h30 pra sair de Jaboatão Velho para o centro do Recife… a cinco ou seis anos atrás eu perdia apenas 40 minutos. Veja a diferença.

  11. mas é isso mesmo EASN.o seu raciocínio está perfeito!lamento por termos pessoas tão aéreas feito Kildare Brito.eu quero quebrar a cara nisso aí q foi apresentado.mas,não acredito!tem gente q sai de Araçoiaba ou Itamaracá e vai pra jaboatão trabalhar.ou seja:60 Km de distancia diariamente!por que:as áreas não se desenvolveram.espero q com essa desintegração de investimentos,melhore a situação nesses lugares!

  12. Mesmo se fizerem tudo isso que está aí (eu acho difícil, visto que tudo indica que nem mesmo a Cidade da Copa sairá do papel- entregarão apenas o estádio) , em 20 anos ,já estará tudo defasado se os caras não entenderem que é fundamental desenvolver a RMR. Vemos uma legião de pessoas migrando para Recife diariamente, para tudo. Consultas médicas, acessoa a BOAS escolas, lazer e etc. Como pode um cara que mora em Igarassu, por exemplo, ter de migrar 30 KM para assistir uma sessão de cinema ? Ou desenvolvem as cidades vizinhas ou logo,logo tudo voltará a ser como antes!!!

  13. Pessoas como Leonardo-PE também duvidavam que nosso estado seria sub-sede da Copa; que teremos Arena; que a FIAT viria pra cá e blá blá blá. É o tipo de pessoa que deve duvidar até da própria existência. Desejo-te bastante saúde para, daqui a menos de 3 anos, passar sobre um desses viadutos.

  14. Pingback: A verdadeira Cidade da Copa. De 2014, 2015, 2016… : Blog dos Blogs

  15. pois é Diego.e vão mudar apenas para dizer q”estão fazendo algo”.por que na verdade,não farão absolutamente nada!

  16. voce acredita nisso?eu NÃO!nem os empresários daqui acreditam.e olha q eles são”do Ramo”,de onibus!me diz,como é q vão fazer esse montão de viadutos pra cima e pra baixo?CONVERSA MOLE do governador”Risadinha”!

  17. Ué, já mudaram novamente o projeto?
    Lembro de ter visto um projeto, acredito eu que no final de 2010/começo de 2011, no qual mostrava que esse canal da Agamenon seria coberto para ser possível colocar VLT’s em cima dessa área..
    Que por sinal, esse canal exposto é horroroso, além de fedorento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*