Consumada a metamorfose no ranking de clubes da CBF

Formato do novo ranking da CBF a partir de 2012

Com uma profunda transformação, a CBF anunciou nesta terça-feira o formato do seu novo ranking de clubes, através da resolução da presidência de número 11.

O formato, que irá contemplar apenas as últimas cinco temporadas a cada atualização em vez de todos os torneios nacionais desde 1959, havia sido adiantado ao blog no ano passado pelo então diretor da FPF, Leonardo Cruz (veja aqui).

Na visão do blog, a mudança foi positiva, reforçando o desempenho técnico, atual.

O novo critério acabou com pontuações polêmicas, como o fato de o título da Copa do Brasil valer menos que o da Série B. Antes, 30 x 40. Agora, 600 x 400. Acima, a nova pontuação oficial do ranking brasileiro. Abaixo, a antiga.

Outra novidade nesta nova versão é o “peso” por temporada, partindo de 5 e indo até 1, seguindo a ordem cronológica do ano vigente para o mais antigo.

Ou seja, a pontuação de cada ano será multiplicado pelo peso correspondente. A ideia é padronizar o ranking nacional com o ranking de clube da Conmebol (veja aqui).

Eis um exemplo da nova pontuação… O título do Sport na Copa do Brasil de 2008 entrará como peso 1 no ranking de 2012, conferindo 600 pontos ao Leão. O Palmeiras, que venceu a competição nesta temporada, ganhará 3 mil.

Em 2013, o ano de 2008 será descartado e a taça de 2012 terá “peso 2”, dando ao Verdão 2.400 pontos por essa conquista na atualização do no que vem.

Em Pernambuco, o maior “prejudicado” com o novo formato será o Santa Cruz, que sempre fez parte do top 25. Sem o histórico, os corais agora terão que se contentar na primeira lista com as duas participações na Série C e três na Série D.

Poderá ficar até atrás do Salgueiro, com quatro anos na Série C e um na Série B.

Quanto ao Náutico, que perdeu os pontos o vice-campeonato nacional de 1967, a boa participação na elite vigente será recompensada com a multiplicação por cinco.

Se acabar em 10º, como pretende, o Timbu somará 2.560 pontos de uma tacada.

Além do status no quadro do futebol do país, o ranking serve para definir vagas na Copa do Brasil aos clubes que não as alcançaram nos Estaduais.

Além de ganho indireto, com a melhora da imagem na busca por investidores…

Critério do ranking de clubes da CBF até 2011

13 Replies to “Consumada a metamorfose no ranking de clubes da CBF”

  1. Pingback: | Portal Gazeta FM

  2. Pingback: Novo ranking de clubes da CBF : Bom Jardim Notícias.com

  3. Pingback: A nova doutrina pernambucana no ranking da CBF | Blog de Esportes

  4. Já observaram como a falida CBF , entidade na qual o único objetivo é homologar factóides, como um suposto título de campeão a um time inexpressivo do NE em 1987, só faz coisas para prejudicar o santa cruz, Time mais querido do NE ?
    Senão vejamos, criaram a série D justamente no ano que o santa cruz foi um dos últimos da série C. Colocam o santa cruz para jogar em estádios que não apresentam condições de uso e insalubres, como o de Marabá, Juazeiro do Norte, ou Ilha do Retiro. Agora aparecem com estes novo sistema de pontuação, só para afundar de vez os times tradicionais do NE, e ver subir os times de Empresários, traficantes e vagabundos do Sudeste maravilha.
    RANKING de verdade, é o primeiro criado pela ANTIGA E SAUDOSA CBD, O RESTO É BALELA DE QUEM USA ILEGALIDADES PARA QUERER SER O QUE NÃO É, E NEM NUNCA FOI. 

  5. LAURO…PARABENS, MUITO BOA SUA CONTAGEM AI.
     
    SO ACHO QUE DEVERIA TER 2 RANKINGs…UM RANKING DA HISTORIA DO CLUBE POR TUDO QUE ELE VIVEU DESDE SEU NASCIMENTO ATE OS DIAS ATUAIS…
     
    …E ESSE RANKING AI QUE COMPUTA OS ULTIMOS 5 ANOS.
     
    PRONTO !!

  6. Achei a mudança boa. Teoricamente fará com que os times se esforcem mais p/ garantir presença na Copa do Brasil. Esse é o único incentivo q vejo neste ranking.
    É claro q os clubes q ficarem sempre nas primeiras posições podem negociar um patrocínio maior, pois por estarem sempre no topo mostram q estão sempre brigando pelo título e consequentemente e teoricamente terão mais jogos transmitidos. 
    Uma pena, claro, este novo ranking apagar a história dos clubes sem conceder-lhe nenhum ponto, mas é bom p/ fazer os clubes buscaram se qualificar mais p/ ficar no topo.

  7. Na bola vele muitos pontos, mais no tapetão, digo, presenteado pela a CBF, dividido com o flamengo não vale o que o gato enterra.
     

  8. A CBF e suas palhaçadas.. Rasga a história como quem rasga uma folha de papel..
    Por esse ranking, Atlético-Go ficará à frente de Guarani, por exemplo.. Time campeão brasileiro e duas vezes vice brasileiro.. Cá pra nós, um absurdo!
    Já não bastava “dar” título brasileiro a campeões de torneios RJ-SP.. Esses caras não aproveitam o momento do futebol brasileiro para modernizá-lo e se preocupam com bobagens que só estragam tudo..

  9. Tem como tu fazer uma projeção das pontuações dos 3 times daqui de PE ou do NE, usando esse novo ranking?!

  10. Agora  a sarna vai ser reconhecida como realmente é: UM TIME PEQUENO! TRI-D, VICE D, um timeco da terceirona! Boa! HAHAHAHA!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*