As maiores audiências televisivas do Pernambucano

As 5 maiores audiências do Campeonato Pernambucano 2012. Fonte: Rede Globo

Na média, o Campeonato Pernambucano de 2012 foi assistido na televisão aberta por 524 mil pessoas, com 24 pontos de audiência no Grande Recife. O percentual de televisões ligadas nas partidas chegou a 55%. Números positivos para o contexto local.

Nos gráficos acima e abaixo, as dez maiores audiências do torneio, segundo o Ibope Media Workstation, com dados da Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão.

O Sport aparece oito vezes no top ten, nos oito primeiros lugares. O Santa Cruz vem em seguida, com cinco partidas. Em terceiro, o Náutico, com três.

Em 2011, o Leão apareceu sete vezes, contra cinco da Cobra Coral e quatro do Timbu.

Em relação à audiência absoluta, a final de 2011 segue com mais torcedores. Foram 1.040.976 pessoas diante da TV. Em 2012 o número caiu para 863.818. No entanto, neste ano o “share” foi maior, com 79%, contra 77% na edição anterior.

Confira os dados da temporada passada no certame do estado clicando aqui.

Do 6º lugar ao 10º, as maiores audiências do Campeonato Pernambucano 2012. Fonte: Rede Globo

69 Replies to “As maiores audiências televisivas do Pernambucano”

  1. Essa leoa Bruno além de nervosa tem uma preocupação marcante com o Santa Cruz. E pior, é um burro de carteirinha, não tem modos e argumentos para discutir nada na vida. Deve ser de uma família que não soube dar-lhe educação suficiente, ou então deve ser um caso de esquizofrenia, ou mesmo um mal que assola as burra preta que é o egocentrismo ou mesmo mania de grandeza. Deve ter presenciado a derrota na Final de 2012, em pleno campo da ilha do delirio e deve ter se derretido em ódio e impotencia de ter visto seu time de Segunda ter perdido feio e de forma humilhante. Deve ter ido aos Aflitos na certeza que o escrete do búfalo ia permanecer na Elite do Futebol. Ficou longe da permanencia, ficou mais de 20 rodadas agonizando na zona de Rebaixamento, mas com a arrogancia e prepotencia de achar que seu time da Madalena é algo grande. É difícil as leos admitirem que o clube a tempo esta ladeira abaixo, que mesmo financiada pela antiga mafia dos 13, não consegue nada de relevante no Futebol Nacional, e amarga duas derrotas consecutivas ao grande Rival Santa Cruz de forma vergonhosa. Se achas que a Torcida Coral não tem voz ativa no Clube e que não busca se informar dos mandos e desmandos, é porque não conheces a verdadeira alma da Torcida Mais Apaixonada do Brasil, e tens que ter a certeza que se os dorigentes do teu clubinho não se esforçarem de verdade, esse ano vai acontecer mais um rebaixamento e aí meu amigo Suzie, com a Torcida modista que voces tem, vai ser difícil sobreviver. Os casos de suicídio, de gente se jogando da ponte, se internando na Tamarineira não vai dá no gibi.

  2. Sarnentos, entendam… o choro de vocês não é escutado na ELITE DO FUTEBOL.

    Vocês fazem parte do ALÇAPÃO DO FUTEBOL, assim como a torcida de vocês que se tem 1 milhão de torcedores é muito.

    A Nação de 3,3 milhões não escuta o choro de vocês, pequenos, e mal sabe que danado é o Çanta e que danado é essa torcida, que a gente mal vê e mal conhece.

    Entendam, a maior torcida DISPARADA do estado, e fora do estado, é a do SPORT.

    A torcida de vocês é tão pequena, que quando vai jogar fora de PE, em estados vizinhos, em João Pessoa, por exemplo, mais perto que Caruaru, tem que sair uma porrada de caravana aqui de PE, porque senão dá ninguém no estádio, já o SPORT nem precisa a turma sair de caravana, os próprios locais lotam.

    É assim em SP, RJ, GO, DF, AL, PB, RN, MA, PI, etc… ainda mais, nos locais mais longes, como SP, RJ, GO, DF, os próprios locais é que lotam e botam mais de 2 mil torcedores, enquanto o Santa foi jogar em SP e no RJ, os torcedores da CARNIÇA COLORIDA tiveram que pegar avião e botaram 100 pessoas no estádio. kkkkkkk

    E a torcida do SPORT é tão gigante que eu me surpreendo a cada vez mais com a Grandiosidade dela, que meu time foi jogar numa quarta de noite no Maranhão, e tinha mais de 3 mil rubro-negros, todos de lá, lotando a arquibancada.

    Torcida do SPORT é muito gigante, a de vocês é torcida de bairro.

    Não adianta chorar, suas carniças, vocês são inferiores ANOS LUZ em tudo, seja em títulos, campanhas nacionais e internacionais, torcida, estrutura, representatividade, moral, DINHEIRO, etc…

    Vocês chorando e não aceitando que são MEDÍOCRES, só vai ferrar ainda mais o pequeno e inexpressivo Çanta.

    Aceitem a realidade de inexpressivo de vocês e dignos de pena, e lutem pra mudar isso, sejam alguém, tenham VOZ dentro do Chiqueiro do Arruda e não deixem o Presidente comandar a Sarna e vocês ficando de braços cruzados esperando o resultado… torcedor num é só ir pra estádio não, isso é o mínimo que ele faz. 

  3. Esses cara torcedores da Cadela enfeitada , são uns verdadeiros imbecis. Eu ou ficar discutindo aqui  quem é umas das maiores torcidas do Brasil. Todo mundo já que é a do Santa Cruz Futebol Clube e o resto é merda. Essas pesquisas não existe, existe para esses doidos que não tem o que fazer. Com certeza Santa Tri-campeão.

  4. embora o estádio do Náutico(Arena PE)seja”publico”(dinheiro nosso),é mais avançado q a ilha do retiro e arruda!enquanto essa miséria mental do futebol de Pernambuco existir,não piso em nenhum dos 3 estádios.até deixei de andar de onibus da rodoviária metropolitana,pois a mesma apoia essa pouca vergonha chamada Copa de 2014!Diogo Azevedo:a sua lucidez é algo fora do comum principalmente nesta terra q adora uma baixaria e se diz”moralista”.falo isso por que vivo aqui desde 1986.e vou repetir:se entende agora,por que dos nossos jovens(dos 13 até os 24 anos)NÃO GOSTAREM DE FUTEBOL.sobretudo o nosso.e o carnaval(outra mentira da grossa)está indo pelo mesmo caminho!

  5. Que maior torcida é essa que a última vez que ocupou a capacidade máxima da Ilha do Retiro (33 mil pessoas) foi a mais de quatro anos atrás, ou seja, na final da Copa do Brasil. Pelo jeito a torcida do popoti é mesmo pé de rádio e pé de tv.

  6. Esses resultados de audiência ocorrem porque dia de jogo a torcida do SANTA CRUZ está no estádio. Enquanto que a torcida da cachorra de peruca fica em casa assistindo pela tv.

  7. Ia esquecendo. Se o Futebol e a Administração do Santa ainda capenga, não se pode dizer o mesmo de sua Torcida, a mais atuante do Brasil e que tem até Blog no Exterior para relatar seus feitos no Arruda e fora dele. Então amigos, respeitem essa Nação, que não é barrista, que viajam todo o Brasil para acompanhar o Santa seja no Arruda ou onde o Tricolor Coral for jogar. Depois do clube alve-negro de SP, é o único a invadir os estádios Brasil afora…

  8. Grande Diogo Azevedo,

    Parabéns mais uma vez pela lucidez. Realmente aqui, como em outros Blogs locais, a discussão é sempre destrutiva e sem a mínima educação e conhecimento dos fatos. A maioria dos torcedores, principalmente os da coisa, devem deixar de lado o delírio e a alienação. Deixar de lado retrospectivas como a do amigo Bruno acima, que mais parece histórico de time como por exemplo o Criciúma que lutou para voltar a Primeira Divisão esse ano. E acho Diogo que seu comentário acima (os primeiros), foi um choque de realidade e uma baita pancada para que os torcedores da ilha do delírio possam aterriçar e colocar as patinhas no chão. Hoje a mesma Rede Bobo que dita em que lugar cada um de nós temos que estar, elege a cada anno o Top 10 dos clubes nacionais. E nenhum é do Nordeste. E como a coisa pretende ou supostamente se acha grande dessa forma? Como um clube que `nada’ em dinheiro como a coisa não consegue se manter em uma Série A?Como a coisa jogando uma Final dentro de casa, precisando apenas de um empate, com a Tv Bobo com depoimento dos familiares dos jogadores na agulha para transmitir ao fim do jogo (pois a Bobo já dava como certo o título da coisa), e simplesmente perde humilhantemente essa final contra o Santa (time na Terceira Divisão)? Agora o fato é que no dia que a coisa, seus dirigentes e torcida passarem a ser mais humildes e respeitar seus adversarios, como devidamente eles merecem, aí quem sabe a coisa possa voltar a ganhar alguma coisa dentro do estado para enfim pensar em algo grande em termos nacionais, como São Paulo e Corinthians fazem costumeiramente. E tem mais, pesquisa IBOPE, séria aonde?

  9. Obrigado, Joel Macedo, Leonardo-PE, Caçador de Leoa, entre outros! Joel Macedo, esses fatos relatados, mais outros tantos, fazem parte da história escondida do futebol pernambucano. Futebol que já foi grande em outras épocas, hoje está prestes a sucumbir, esquecido no fundo de um baú velho! Os torcedores de Santa Cruz, Sport, Náutico, se envolvem em discussões irrelevantes e pouco construtivas, disputam pau a pau quem foi menos rebaixado( Pode isso?!), quem levou mais público aos estádios, quem tem mais títulos pernambucanos( Meu Deus!), etc, tudo isso, como se fosse um grande triunfo para seu Clube diante de seus co-irmãos perdedores( Será?). Como chamar essas supostas “vitórias”? MEDIOCRIDADE!! Verdade, vivemos em plena mediocridade, mediocridade esta que assola o futebol nordestino num contesto geral; pois, mais do que a seca d’ água – a pior de todas! -, vivemos um seca de títulos nacionais relevantes! Títulos que a nova geração não terá oportunidade de presenciar. Sou novo, tenho apenas 28 anos, e ratifico o que já postei outra vez: “NUNCA MAIS TEREMOS UM CLUBE DO NORDESTE CAMPEÃO DA SÉRIE A!” Não, não enquanto o futebol brasileiro estiver subserviente aos ditames de uma FAMOSA EMISSORA DE TELEVISÃO! Se querem falar de pesquisas, tenho uma boa, nossas torcidas estão diminuindo, os torcedores alienígenas crescem igual a “chuchu na serra”, como diz o ditado popular. Em poucos anos irão nos ultrapassar, deixaremos de ser junto ao RJ, SP, MG e RS, um dos poucos lugares onde a torcida local se sobrepõe as de fora! Por quê? MASSIFICAÇÃO! “A EMISSORA determina ao gado o lugar onde o pasto é proveitoso ao seu rebanho!” Entenderam? Se não, acho melhor entender. Por fim, entendo que a solução está na união das federações nordestinas de futebol, juntos com certeza seremos mais fortes, lutaremos pela mesma causa!

  10. Média de Público alta e 4 meses de salário atrasados.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Torcida fraca e sebosa. 

  11. Sarnentos choram de mais quando todos os fatos mostram a mesma coisa. kkkkkkkkk

    Mais de 40 anos de pesquisas, shows, galo da madrugada, Todos Com a Nota, Audiência, Sócios, Pagodes, Bregas, Ruas, Faculdades, etc, etc, etc….

    SPORT É A MAIORIA DISPARADA DE PE, se conformem que isso acontece desde 1905, a maioria sempre.

  12. Caro Diogo Azevedo, concordo com você em gênero, número e grau, aliás, não se faz necessário concordar, pois, isso é a mais pura verdade. A questão, meu caro, é que hoje em pernambuco a imprensa, em sua maioria, é formada por “profissionais” que torcem pelo Sport e, em seus comentários nos mais diversos canais sempre buscam uma forma de alavancar o seu time do coração mesmo quando esse se encontra mal das pernas. O que o Fábio comentou (sobre a quantidade de jogos que cada time teve televisionado) é um dado que deveria ter sido considerado antes de se elencar que um determinado time teve melhor audiência ou média de público etc. Por aí se observa que certos comentários, mesmo não sendo, parece-nos soar um tanto apelativo só servindo para elevar os ânimos de uns e arrefecer  os de outros.

  13. SPORT não é grande por ter 39 merdas de Estaduais, mas sim por tudo o que fez fora do Estado. 😉

    Em todas as décadas, o SPORT fez boa campanha nacional.

    Década de 60 ficou em 3º na Taça Brasil e em 5º duas vezes e conquistou o primeiro Regional oficial, feito pela CBD, em 68, o Torneio Norte-Nordeste.

    Década de  70, teve o ano de 75 e 78 de destaque na Série A, ficando entre os 10.
     
    Década de 80, chegou na final da Copa do Brasil em 89, ficou entre os 10 melhores da Série A 6 vezes, em 80, 82, 83, 85, 87, 88, jogando a Libertadores em 88, e ainda conquistou uma Série A e em 1990 conquistou a Série B.

    Década de 90, conquistou a primeira Copa do Nordeste em 94, teve campanhas de destaques na Série A de 94, 96, 98, e 2000, ficando entre os 10 nesses anos, conquistou uma Copa do Nordeste em 2000, chegou na Final da Copa dos Campeões de 2000, ficou em 2º lugar nos pontos corridos da Série A de 2000, chegou na semifinal da Copa do Brasil de 1992.

    Década de 2001, a pior da história do Sport.
    Tivemos chegado numa semifinal da Copa do Brasil de 2003, mesmo estando na Série B, conquistamos a Copa do Brasil em 2008 e em 2009 jogamos A Libertadores e fomos um dos melhores da primeira fase. 

    E se formos falar das REVELAÇÕES DO SPORT:

    Vavá – Bicampeão Mundial
    Ademir Menezes – Artilheiro da Copa de 50
    Almir Pernambuquinho – COnhecido na época como Pelé Branco
    Manga – Um dos maiores goleiros do mundo
    Rildo – Bicampeão Mundial com a Seleção Canarinha
    Juninho PE – Craque a nível mundial

    Então, torcedores de times pequenos de PE feito o NACRUZ, se contentem, o SPORT é um PAÍS e vocês são apenas um Interior Pobre do Nordeste, se formos comparar assim.

    O SPORT MOVE O ESTADO DE PE! O resto é bosta. 

  14. esse comentário 26 do Diogo azevedo(1 De Janeiro De 2013-17:44),lamentavelmente é a pura verdade.um clube q ganha a copa do Brasil em 2008,sendo título relevante nacionalmente,não pode ser chamado de”grande”.mas,com uma imprensa feito a nossa(uma das PIORES Do Brasil),fica muito fácil fazer uma lavagem cerebral nos pobres rubro negros.

  15. é por isso q com essa mentalidade MEDIOCRE(quem tem maior torcida de pernambuco)q os nossos jovens não se interessam por nosso futebol.e se eu fosse mais mais novo,faria o mesmo!tenho 31 de idade e estou cansado dessa miséria mental não só dos nossos torcedores,dirigentes e imprensa!do jeito q vai,não duvido do nosso estado voltar a ficar na segundona em 2014.vendo os domingos vazios.e gostei da definição de alguns torcedores.o Evandrão!não vou mais chamar de campeonato Pernambucano!

  16. O SANTA CRUZ É TÃO IMPORTANTE NA VIDA DESSAS BOI-LEOAS, QUE EM MOMENTO ALGUM ELAS DEIXAM DE CITÁ-LO. O GRANDE SEMPRE INCOMODA !!!!
    TCHAU TCHAU MERCENÁRIO DO CLUBE DOS 13, ESTÃO LÁ DE FAVOR, CLUBE VENDÁVEL VCS SABEM DISSO TÔ MENTINDO? 

  17. Sarna só tem torcedor que vai pra o estádio, e ir pra o estádio é o mínimo que um torcedor pode fazer.

    Converse com um torcedor do SPORT e converse com um do Santa, e você verá que a disparidade da mentalidade de um torcedor do SPORT pra um do Santa é infinita, e como o TIME É RETRATO DA TORCIDA, a gente vê, conversando com um tricolor, porque o SANTA é um eterno fudido que vive a vida beirando à falência, porque a torcida é fraca, burraa e ignorante e não sabe como agir pra o clube crescer e ter um futuro.

    Não são participativos na vida do clube, dentro do clube, deixam ele nas mãos do Presidente, não fiscalizam, não fazem movimentações, não botam pressão… e se o Dirigente for bem, beleza, se não for, fazer oq…

     

  18. a rede globo de ter mandado fazer uma pesquisa onde foi verificado que a maioria dos torceres da sarna tricolor nao tem se quer televisao em casa.

  19. SAUDAÇÕES CORAIS!!!
    PEGUEM A MEDIA DE PUBLICO DE TODOS BRASILEIROS E DE TODAS AS SERIES E VEJAM QUEM DA IBOPE DENTRO DO CAMPO EM PERNAMBUCO SEUS MANES KKKKKKKKKKK
    SO DAR SANTA CRUZ DISPARADO KKKKKKKKKKKKK
    AÍ NOVAMENTE VEM PESQUISAS DE IBOPE DE TELEVISÃO E AS MODISTAS DA COISA FICAM LOUCAS FALANDO QUE SO DA A coisa  KKKK
       A MAIOR DO NORDESTE É MINHA NAÇÃO CORAL!!!
         OS AINTI PASSA MAL!!!
    DALE SANTA!!!!

  20. Torcedor do sport é torcedor pé de rádio, fora que no meio dessa audiência estão os que azaram onde deu tão certo q rebaixou essa merda. Manda a globo subir esse timinho p serie A

  21. Mais uma vez é atestada a ignorância – só falta passar em cartório! – dos rubro-negros ao dizer que a cota televisiva se deve a maior audiência! Além de uma falácia, é uma máscara, visto que, além dos direitos de imagem, está incluso o combo: ” Bolsa Família dos 13/Globo + Imagem”. Isso mesmo, a partir de 1997 o futebol pernambucano deixa de ser igualitário, a partir do mesmo ano, o Sport Club Recife, vulgo “Cachorra Aloprada”, passa a ganhar uma benesse do antigo Clube dos 13, levando o mesmo a anos dourados em sua história! Em apenas 15 anos, isso mesmo, 15 anos, esse clube ganha dois pentacampeonatos e uma Copa do Brasil, seu único título nacional de relevância! Não coloquei os dois títulos brasileiros da Série B, 1987 e 1990, de propósito; pois, isso só tem alguma relevância para times pequenos. Vale lembrar também, que existe um acordo meio nebuloso dessa entidade com o antigo Clube dos 13, onde consta um documento apresentado pelo Flamengo, inclusive com a assinatura dos dois presidentes dos clubes em questão, dividindo o título de 1987 entre as duas equipes supracitadas; tudo isso, porque o Sport pretendia ter sua situação formalizada no Clube dos 13. Passando com isso, a ganhar uma MESADINHA anual do Clube dos 13. Com a perda de poderes do quase extinto Clube dos 13, pois a Globo passou a tratar dos contratos de imagem de forma unilateral, sem direito a um sorteio onde cada emissora de televisão do país poderia fazer uma proposta de envelope fechado, invocando com isso o direito de isonomia do sorteio; o Sport,  e os demais clubes pertencentes ao antigo Clube, passaram a negociar seus direitos de imagem vinculados com a antiga “mesadinha” que recebiam. Sendo assim, espero ter esclarecido aos ignóbeis torcedores do Sport sobre a realidade dos fatos, no entanto, tenho a opinião particular de que são enganados por seus pais quando na tenra idade, fazendo com que perpetuem certas mentiras e inverdades! É só olhar quanto cada clube vai receber em 2013 – Sport 55 milhões e Náutico 45 milhões -, mesmo o Náutico participando da Sul-Americana e Brasileiro da Série A.      

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*