Título brasileiro de 1987 sob análise para entrar no Supremo Tribunal Federal

Sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília

O caso referente ao título de campeão brasileiro de 1987 irá passar por um juízo de admissibilidade de prequestionamento e repercussão geral.

Simplificando o juridiquês: é preciso preencher esses requisitos para que o maior imbróglio da história do futebol nacional chegue ao Supremo Tribunal Federal. A mais alta instância do poder judiciário do país julga apenas matérias constitucionais. Daí a necessidade de avaliar o “peso” do polêmico caso, que se arrasta na justiça comum desde 14 de janeiro de 1988.

Em 16 de abril de 2001 expirou o prazo para recurso do Flamengo sobre a sentença da Justiça Federal, de 2 de maio de 1994, o que transformou o caso em transitado em julgado, a favor da conquista exclusiva do Sport.

Num ato administrativo à parte de qualquer respeito à coisa julgada, em 21 de fevereiro de 2011 a CBF proclamou os dois rubro-negros campeões, de torneios paralelos. Logo, o Sport entrou com uma ação de respeito à sentença original, reiniciando a confusão, que foi parar no Superior Tribunal de Justiça (STJ), responsável pelas divergências fundamentadas na lei federal.

Em 8 de abril de 2014, a terceira turma do STJ julgou por 4 votos a 1 novamente a favor do Leão. No mesmo dia, o departamento jurídico do Flamengo anunciou a intenção de estender a disputa até o STF. Dito e feito. O Mengo protocolou um recurso extraordinário, possível somente na última competência (veja aqui).

O caso está batendo à porta. Cabe à última instância do Brasil decidir pela continuidade… Do STF não passa.

26 Replies to “Título brasileiro de 1987 sob análise para entrar no Supremo Tribunal Federal”

  1. …” E a taça das bolinhas? Bem, quando foi criado, em 1975, ele teria posse DEFINITIVA do primeiro clube que conquistasse três Brasileirões consecutivos ou cinco alternados. Pelos critérios da CBF, até hoje a peça não tem dono. Pelo Clube dos 13, é do Flamengo. Para não aumentar a confusão, a confederação desistiu da taça, esquecida em um cofre da Caixa Econômica Federal no Rio de Janeiro.” REVISTA TRIVELA 5/11/2007 Diogins, amigão, só existe UMA taça das bolinhas, Falcão a levantou em 1979, Zico em 1982, Bobô em 1988, entre outros, ela está nos cofres da CAIXA, todos os campeões tem apenas uma RÉPLICA, se o Sport diz que está na sua sala de troféus, todos os outros campeões também têm direito dizer que possuem uma também, não é mesmo? São Paulo e Flamengo brigam para quem vai ficar em posse dela em definitivo. O jogo ainda não acabou.

  2. DE NOVO, VAI FAZER 30 ANOS E O FLAMENGO NÃO SE CONVENCE QUE O CAMPEÃO É O SPORT CLUB DO RECIFE!!!PELO AMOR DE DEUS NINGUÉM AGUENTA MAIS ISSO!!!

  3. Esse pessoalzinho, que só tem uma porcaria de série C ou que só tem uma merdinha de hexa, se quiserem reclamar do título do Sport de 87, favor ligar para:

    0800 87 87 87

    ou

    4004 8787

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. O cara abaixo é tão tapado, A VERDADEIRA TAÇA ESTA NA ILHA , A TAÇA DAS BOLINHAS foi ganha por quase todos os clubes campeões nos anos 80. A de Isopor foi do Flamengo kkkkkkk essa da Caixa é outra parecida feita para presentear o primeiro clube penta campeão do país que no caso é o São Paulo. Fabio seu tapado !!!!!!

  5. A VERDADEIRA taça das bolinhas está nos cofres da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, a torcida do Sport tem que se contentar com uma RÉPLICA mesmo

  6. A CBF SE FERROU A TENTAR BAJULAR O FLAMENGO E NÃO TER CUNHÕES PRA PUNIR O FILHO MIMADO DA GLOBO.

    A CBF sempre fez de tudo pra beneficiar o G12 ( 4 de São paulo, 4 Rio,2 MG e 2 times gaúchos) , sempre mudou regras do campeonato quando via um desses em crise, quando estavam em ultimo lugar mudava as regras e não tinha rebaixamento, subia 8 times da B pra A caso não ficasse entre os 4, se estivesse na série C ou envolvido em escândalos de arbitragem unificava todos os campeonatos como fez em 2000 criando Copa João Havelanje. Em 88 Coritiba descumpriram o regulamento e foi rebaixada em 89 por isso, em 87 Flamengo e Inter fez o mesmo e não foram rebaixados, pra agradar certos clubes considerou como brasileirão campeonatos amadores como Romeirão e Taça Brasil onde Palmeiras e Santos entravam nas semi-finais enfrentava 2 times muitos deles nautico,fortaleza e são declarados CAMPEÕES BRASILEIROS, sempre virou a mesa e foi impiedoso contra clubes menores pra favorecer o G12, rebaixou Lusa pra não deixar cair 2 times do RJ, excluiu Treze ,Icasa,Botafogo-PB de forma arbitrária sem pensar 2x, tirou 20 pontos do América-MG e pelo mesmos motivos e ainda piores não fez o mesmo com Corinthians que jogou várias partidas com jogador irregular. Em 87 mesmo estabelecendo as regras e ciente que Sport as seguiu, deixou a situação chegar a onde estar e virar polêmica por medo dos time carioca, da influencia nacional da globo e opinião pública dos outros clubes, se mostrando uma instituição frouxa e paga pau, achou que considerando Flamengo Campeão também, não iria ferir a moral do Sport que de fato foi o único campeão por disputar mais 2 finais contra vice campeão de 86, por achar o Sport um time nordestino sem influencia e sem forças procurou deixar a imprensa levar levar esse situação a seu jeito, inventando mentiras até hoje e ficarem de brincadeiras, já que uma mentira contada mil vezes acaba sendo vista como verdade por muitos que não buscam saber dos fatos, quem não ganhou lavou as mãos, só que SPORT CLUBE DO RECIFE mostrou que ao Flamengo , CBF e Globo que a máfia não iria prevalecer e nada de aceitar 2 campeões, imaginem Guarani ganhando a final que foi feita em 2 jogos, o Sport campeão do módulo e Flamengo do outro, seriam 3 campeões? Lógico que não, Sport foi campeão do módulo e da final e Flamengo só do módulos e não terminou campeonato, poderia ganhar ? isso nunca iremos saber, não jogou..e agora vamos permitir dividir nosso título com time covarde? com a CBF corrupta e globo que acham que mandam e desmanda no país? lógico que não… É PRA SE FUDER >>>> SPORT ÚNICO CAMPEÃO DE 87. A CBF pra pagar pau entrar em contradição e passa a maior vergonha do mundo, mostrando que é submissa e não tem poder nenhum pra peita globo, flamengo,O SPORT NÃO !!!!

  7. Em 1986, o campeonato BRASILEIRO foi decidido entre São Paulo e Guarani, com o SP sagrando-se campeão.
    Naquele tempo, o campeonato era disputado por muitos times e os clubes dos grandes centros, os maiores em termos de títulos e torcida, resolveram se unir e criar um campeonato exclusivo com eles, os doze maiores do Brasil: São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Internacional, Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro e Atlético Mineiro. O Bahia, que era dirigido por um homem com muita força no futebol, o Paulo Maracajá, e sempre atraía grandes públicos para a Fonte Nova, brigou muito, fez pressão e conseguiu sua inclusão, nascendo assim o famigerado Clube dos Treze.
    Eles procuraram a Rede Globo, que gostou da idéia, e conseguiram com a Coca-cola o patrocínio do torneio, com a Coca colocando sua marca na camisa de todos os times, nos prismas principais dos estádios e nas transmissões da Rede Globo.
    A CBF foi contrária pelo fato de que, apesar dos clubes se acharem os maiores do Brasil, e alguns realmente eram, no campo e na bola jogada no ano anterior, muitos ficaram mal classificados: o Vasco, por exemplo, tinha caído para a 2ª divisão. Então, a CBF fez ver ao Clube dos 13 que qualquer clube que se achasse prejudicado entraria com ação judicial e ganharia.
    Sport, o Campeão
    Protesto contra a Coca-cola
    Então, o “Clube dos 13″ teve uma “brilhante” idéia: um campeonato com todos os 32 clubes da primeira divisão, divididos em dois módulos, com 16 clubes cada.
    O verde, com os clubes pertencentes a ele, os dois clubes não participantes do “Clube dos 13″ melhores classificados no ranking da CBF (Goiás e Curitiba) e o Santa Cruz, que entrou no bolo por causa da pressão política exercida por Marco Maciel e pela amizade pessoal que o seu presidente tinha com Marcio Braga, presidente do Flamengo e primeiro presidente do “Clube dos 13″; e o módulo amarelo, composto pelos demais clubes que tinham direito adquirido em campo de jogar a Primeira Divisão do futebol Brasileiro.
    Cada módulo teria sua disputa, jogando todos contra todos em turno e returno. No final, o 1º e o 2º colocados de cada módulo fariam um quadrangular e decidiriam o campeão e o vice do Campeonato Brasileiro.
    A segunda divisão também seguiu o mesmo critério, divididos em módulos azul e branco (as cores dadas aos módulos foram em homenagem a bandeira do Brasil).
    Sendo assim, deu-se início ao Campeonato Brasileiro de 1987. Aí veio a grande SAFADEZA, típica atitude de abuso de poder das elites que acham que tudo podem em nosso País.
    Quando já estava perto da definição dos representantes de cada módulo, para a disputa final, o “Clube dos 13″ convocou uma reunião do Conselho Arbitral e propuseram uma mudança no regulamento: não haveria mais a realização do quadrangular final e o campeão e o vice do módulo verde seriam decretados, automaticamente, campeão e vice do brasileiro.
    Em votação, eles obtiveram a maioria dos votos a favor da mudança, porque além de contar com a unanimidade dos votos dos membros do módulo verde, alguns capachos do módulo amarelo também votaram a favor, como o Náutico, que objetivou claramente prejudicar o inimigo local, o SPORT, melhor time do Módulo Amarelo.
    Mas aí veio o grande erro do “Clube dos 13″, que não era comandado por pessoas tão inteligentes quanto os mesmos se achavam.
    O Regulamento do Conselho Arbitral previa que para se aprovar o regulamento de uma competição, logicamente antes do início dela, precisava-se da maioria dos votos a favor, PORÉM, DEPOIS DE INICIADA A COMPETIÇÃO, O REGULAMENTO SÓ PODERIA SER MUDADO POR UNANIMIDADE DOS VOTOS do Conselho Arbitral e não apenas pela maioria dos votos.
    Esta norma existia justamente para evitar que os times com maior poder pudessem se unir e usar deste poder em favor de si mesmos durante uma competição.
    Este erro foi decisivo para que o Flamengo e seu “inteligente” presidente perdessem, no futuro, todas as tentativas jurídicas de conseguir o título de campeão brasileiro de 1987.
    A CBF então fez o justo e o que estava conforme a Lei e não aceitou a falcatrua maquinada pelos mafiosos que na época estavam à frente do “Clube dos 13″, confirmando a realização do quadrangular final.
    As primeira e segunda rodadas foram marcadas, mas Flamengo e Inter não apareceram e a CBF acabou marcando dois jogos entre SPORT e Guarani, sendo o primeiro em Campinas, com empate de 1X1, e o segundo na ILHA, 1X0 para o SPORT, com gol de Marco Antônio.
    O fato da Globo não ter transmitido os jogos deu-se em virtude do boicote que os clubes integrantes do Módulo Amarelo fizeram à Rede Globo e à Coca-cola, que juntamente com o “Clube dos 13″ se achavam donas do futebol brasileiro e só patrocinaram os clubes do Módulo Verde.
    Homero Lacerda, presidente do SPORT Recife na época, proibiu a entrada de profissionais da Rede Globo na Ilha e fechou a transmissão do jogo pelo SBT, eterna emissora rival da Rede Globo. O mesmo fez o presidente do Guarani.
    O Flamengo tentou de todas as formas anular a decisão da CBF e perdeu em todas as instâncias judiciais, no âmbito desportivo e também da Justiça Comum, sendo inclusive ameaçado de punição pela FIFA, que também reconhece o título de 1987 como sendo do Sport.
    Por fim, SPORT e Guarani foram homologados campeão e vice-campeão brasileiros de 1987, tendo inclusive representado o Brasil na disputa da Taça Libertadores da América de 1988.
    Como se pode ver, o SPORT derrotou a todos que se dignaram a enfrentá-lo nos gramados (como o vice-campeão brasileiro do ano anterior: O Guarani) e nos tribunais (os que não tiveram decência de enfrentá-lo nos gramados, como Flamengo e Internacional).
    Esta história marca a luta de um time nordestino que enfrentou sozinho o poder dos maiores times do Brasil, que unidos com a Rede Globo e a multinacional Coca-Cola, acharam que poderiam fazer prevalecer sua vontade sobre o que era justo e dentro da Lei.
    Algumas mentiras que se repetem até hoje:
    ”SPORT e Guarani eram da segunda divisão.”
    Mentira: Como poderia ser o Guarani da segunda divisão se era o vice campeão de 1986?
    A segunda divisão foi disputada com os Módulos Azul e Branco.
    “A CBF mudou o regulamento.”
    Mentira: Quem tentou mudar regulamento, após o início da competição, foi o Clube dos 13, mas não teve êxito, pois isto só seria LEGAL com a UNANIMIDADE dos votos dos membros do Conselho Arbitral, o que não ocorreu.
    ”O Flamengo recebeu a taça.”
    Mentira: A taça foi entregue ao SPORT e está na Ilha do Retiro, na sala de troféus do SPORT, para quem quiser ver. Ok?
    Conclusão: FLAMENGO – PENTA CAMPEÃO 2009!!!

  8. Como o Flamengo é campeão de 1987 ? se nem jogou o cruzamento da semi final que era entre Flamengo X Sport e Guarani X Internacional, regras da CBF na época, levaram W.O e a própria declarou que o Sport é de fato campeão Brasileiro daquele ano, e que por direito disputou a libertadores de 1988, como pode isso hein ?,
    Tricobarbies não adianta chorar pois vamos ser de novo campeão PE 2015 e da Copa do Nordeste 2015

  9. QUEM MAIS SE INCOMODA COM O TÍTULO DE 1987 SÃO OS TRICOBARBIES.

    ENQUANTO TEM TRICOBARBIE SE PREOCUPANDO COM O TÍTULO DE 87, O SPORT JÁ FOI CAMPEÃO DA SÉRIE B – 1990

    ENQUANTO TEM TRICOBARBIE SE PREOCUPANDO COM O TÍTULO DE 87, O SPORT JÁ FOI CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL – 2008

    ENQUANTO TEM TRICOBARBIE SE PREOCUPANDO COM O TÍTULO DE 87, O SPORT JÁ FOI CAMPEÃO DA COPA DO NORDESTE – 1994

    ENQUANTO TEM TRICOBARBIE SE PREOCUPANDO COM O TÍTULO DE 87, O SPORT JÁ FOI BI-CAMPEÃO DA COPA DO NORDESTE – 2000

    ENQUANTO TEM TRICOBARBIE SE PREOCUPANDO COM O TÍTULO DE 87, O SPORT JÁ FOI TRI-CAMPEÃO DA COPA DO NORDESTE – 2014

    ENQUANTO TEM TRICOBARBIE SE PREOCUPANDO COM O TÍTULO DE 87, O SPORT JÁ FOI CAMPEÃO 40 VEZES DO CAMPEONATO PERNAMBUCANO

    ENQUANTO TEM TRICOBARBIE SE PREOCUPANDO COM O TÍTULO DE 87, O SPORT JÁ FOI 2 VEZES A LIBERTADORES

    ENQUANTO TEM TRICOBARBIE SE PREOCUPANDO COM O TÍTULO DE 87, O SPORT JÁ FOI 3 VEZES À SULAMERICANA

    ENQUANTO TEM TRICOBARBIE SE PREOCUPANDO COM O TÍTULO DE 87, O SPORT NUNCA CAIU PARA TERCEIRA DIVISÃO

    ENQUANTO TEM TRICOBARBIE SE PREOCUPANDO COM O TÍTULO DE 87, O SPORT NUNCA CAIU PARA QUARTA DIVISÃO

    ENQUANTO TEM TRICOBARBIE SE PREOCUPANDO COM O TÍTULO DE 87, O SPORT EM 2015 É O ÚNICO DE PERNAMBUCO A ESTAR NA PRIMEIRA DIVISÃO

    ENQUANTO TEM TRICOBARBIE SE PREOCUPANDO COM O TÍTULO DE 87, O SPORT EM 2015 É O ÚNICO DE PERNAMBUCO A ESTAR NA SULAMERICANA

    ENQUANTO TEM TRICOBARBIE SE PREOCUPANDO COM O TÍTULO DE 87, O SPORT EM 2015 ESTÁ LUTANDO PELO ESTADUAL NÚMERO 41

    ENQUANTO TEM TRICOBARBIE SE PREOCUPANDO COM O TÍTULO DE 87, O SPORT EM 2015 ESTÁ LUTANDO PELO TETRA DA COPA DO NORDESTE

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  10. Pra quem diz que o Sport era segunda divisão, me explica o que o Guarani que foi vice campeão estava fazendo no grupo do Sport???????

  11. Esse é o típico título que, saiu dos tribunais, ninguém reconhece. Título de tapetão para o meu time? Não, obrigado. Só quero o que conquistei dentro de campo.

  12. OTRA VEZ

    HASTA CUANDO ESES “BOILAS” DEL FLAMENGO IRÁN REINVIDICAR UN TÍTULO QUE ELLOS, !NO SÉ PORQUE! NO QUISIERON (JUNTAMENTE CON EL INTERNACIONAL) CUMPLIR CON EL REGLAMIENTO QUE DECIA QUE TENDRIA DE HABER UN CRUZAMIENTO ENTRE LOS GANADORES (1º Y 2º LUGAR DE LOS GRUPOS VERDE Y AMARILLO PARA DECIDIR QUIEN SERIA EL CAMPEÓN DEL BRASIL. HASTA HOY EL SPORT RECIFE NO PERDIÓ UNA DISPUTA EN LA JUSTICIA. SPORT Y GUARANÍ, CUMPLIERON EL REGLAMIENTO Y LOS VERDADEROS RUBRONEGROS (DEL NORDESTE) FUERON LOS CAMPEONES. LA FIFA YA HA RECONICIDO A VARIOS AÑOS ESE TITULO. QUE SIGAN LLORANDO LOS FALSOS RUBRONEGROS (DEL SUDESTE). VEREMOS LO QUE DICE EL S.T.F.

  13. O sport joga contra CSA, treze de CG, Guarani e outros times pequenos da segundona de 87 e acha q isso é ser campeão brasileiro? Kkkkkkk só levou na justiça pq a CBF brigou com os grandes. Ganha agora q eu quero ver! Kkkkk

  14. PRA ENCERRAR ESTE ASSUNTO DE VEZ:
    COMO O SPORT PODE SER CAMPEÃO BRASILEIRO DE 87 SE EM 1986 ELE FOI REBAIXADO PRA SEGUNDA DIVISÃO???…PRONO ASSUNTO ENCERRADO NÃO PRECISAR ARGUMENTAR MAIS NADA.
    PARABENS AO FLAMENGO QUE JOGOU COM GRANDES CLUBES E O VERDADEIRO CAMPEÃO.

  15. Sinceramente, quanto mais esses urubus frustrados questionam nosso título brasileiro, mais fica ratificado, se quiserem convido as princesas flamenguistas a passar na ilha pra dar um polimento no troféu, ele tá meio empoeirado, kkkkk

  16. Só na Justiça mesmo para o Sport ser considerado campeão brasileiro. Na bola e em campo, isso é impossível!!! kkkkkkkkk

  17. Acho realmente engraçado ver alguém comentar e dizer que “só quem considera o Sport campeão é o próprio e a imprensa de Pernambuco”. Já tive a oportunidade de fazer várias viagens e onde fui, o Sport é considerado o único campeão daquele campeonato. Torcedores do São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Coritiba, Grêmio… enfim, todos esses listados, que conheci, reconhecem o Sport como campeão brasileiro. E, detalhe, não só esses, mas também a CBF (que tentou voltar atrás por agrado de sua “comadre”), a FIFA e a Justiça (esta acionada pelo próprio Flamengo). AINDA DIGO MAIS, torcedores do Santa Cruz e do Náutico, muitos, reconhecem o Leão como tal, quando a conversa não se estende para apenas provocações e sim para FATOS.

    Enfim, no STF será APENAS mais uma vitória sob “a escória do futebol” e, mais uma vez, vamos dá “em quem fugiu”.

    “Saudemos com orgulho e destemor
    SPORT CAMPEÃO DO BRASIL”

  18. Aqui em Pernambuco, e no Nordeste, tirando os simpatizantes do agraciado pelo presente jurídico, todos sabem que o campeão de 87 foi o Flamengo. Não sei o porquê de tanta celeuma por algo tão notório, divulgado, visto e reconhecido nacionalmente pelos admiradores do futebol jogado de forma verdadeiramente técnica, suada e batalhada em campos de grama.

  19. Desculpe,

    Mas os únicos que consideram o Flamengo campeão, são os flamenguistas e a Rede Globo, que é o câncer deste Belo campeonato, que se tivesse suas verbas divididas proporcionalmente nunca mais teria como campeão estes dois timecos ( Flamengo e coríntias) que por sinal não ganham todo ano porque a incompetência e a corrupção dentro de suas diretorias impedem que isto ocorra.

  20. É o único título do mundo questionado em todas as instâncias da Justiça. Não bastasse isso, só reconhecem tal “ganho” a torcida do Sport e a imprensa de Pernambuco. No resto do país se considera o Flamengo o único campeão. É verdadeiramente um título virtual, ou seja, daqueles que foram ser nunca ter sido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*