Programa Novos Talentos – Foto: Paulo Paiva/DP
Impulso ao trabalho formal
Depois de se capacitar em um curso técnico de mecânica, Iraneide Maria dos Santos decidiu agregar mais uma profissão à sua vida. Escolheu o curso de ajustador mecânico, disponível através do programa Novos Talentos. Com o conhecimento que recebeu na prática depois que concluiu o curso, Iraneide agora trabalha em uma metalúrgica como operadora de máquinas. “O curso serviu para aprofundar a bagagem de conhecimentos que eu já tinha. Ajudou-me a aprender coisas bem práticas, que uso atualmente no meu trabalho”, conta a mecânica.
Além de Iraneide, Joyce Alexandre também conseguiu algumas melhorias depois do curso de auxiliar administrativo. A oportunidade de se qualificar nessa área serviu para que ela entrasse no mercado de trabalho e conseguisse enxergar novos caminhos profissionais.
Com a atuação de auxiliar administrativa, Joyce conseguiu descobrir o curso de graduação que gostaria de fazer. “Consegui ampliar meus horizontes. Agora já sei que quero permanecer no ramo e focar na parte de planejamento, que tenho mais afinidade”, explica.
Social
Além do programa Novos Talentos, que objetiva o mercado de trabalho, outros projetos servem como complemento à capacitação. O Mãe Coruja Pernambucana, o Chapéu de Palha e o Florescer são exemplos disso. O Mãe Coruja acontece em 103 municípos do estado, com a realização de oficinas para mães, com o objetivo de reduzir o índice de mortalidade infantil.
Já o Chapéu de Palha busca minimizar os efeitos da entressafra das frutas, da cana-de-açúcar e da pesca. A qualificação tem duração de 8 semanas e acontece em meses específicos, para possibilitar a participação da população enquanto as atividades econômicas estão na entressafra. O Florescer tem foco na obra e nas operações comerciais do Camará Shopping, em Camaragibe.
+ leia mais…