Foto: Paulo Paiva/DP

Professor Aurino de Pádua diz que módulos permitem formação completa do aluno – Foto: Paulo Paiva/DP

Programa conta com parcerias

O programa Novos Talentos acontece todo ano, desde sua criação, em 2011, e é realizado em parceria com entidades do Sistema S (Senai, Senac e Sest/Senat). Anualmente são oferecidas aproximadamente 10 mil vagas, em diversas áreas de capacitação. Os cursos preparam o aluno para que ele possa ingressar no mercado de trabalho. Os interessados podem contar com algumas opções de áreas profissionais e de localidade.

Segundo a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, as atividades acontecem em vários municípios, para que o alcance seja expandido e muitos pernambucanos sejam beneficiados com o programa. Por ano, são abertas vagas para cerca de 40 cursos, em várias áreas de capacitação. A taxa de evasão das dos alunos é de aproximadamente 20%. Os cursos mais procurados são os que envolvem automação e mecânica, além dos que capacitam trabalhadores para as áreas de comércio, vendas e alimentos.

O professor de automação industrial, Aurino de Pádua, explica que o sistema de aulas é feito através de carga horária, dividida em módulos, com quatro horas diárias. “Durante os módulos, os estudantes cursam diferentes disciplinas, que contribuem para uma formação mais completa e de qualidade”.

Para que os alunos consigam chegar ao mercado de trabalho são realizadas simulações sobre os processos industriais. Além disso, professores e gestores organizam visitas às indústrias da região para que os estudantes possam visualizar as áreas de atuação na prática e conhecer o dia a dia das indústrias. As visitas também servem como estratégia para mostrar às empresas as pessoas que estão em formação e em busca de qualificação para atender a demanda profissional que possa surgir.