Foto: Paulo Paiva/DP

Unidade móvel do Senai em Itapissuma oferece cursos voltados à capacitações que atendam polo automotivo – Foto: Paulo Paiva/DP/D.A.Press

Qualificação abre portas

Quanto mais conhecimento, maiores as chances de ingressar no mercado de trabalho. Em Itapissuma, programa Novos Talentos oferece vários cursos

Igor Rafael agarrou a oportunidade de fazer um curso de automação industrial oferecido nas proximidades de sua casa - Foto: Paulo Paiva/DP

Igor Rafael agarrou a oportunidade de fazer um curso de automação industrial oferecido nas proximidades de sua casa – Foto: Paulo Paiva/DP

Em tempos de dificuldades para encontrar ou se manter em um emprego, a qualificação tem sido cada vez mais importante para quem busca encontrar um lugar ao sol no mercado de trabalho. Hoje, quanto mais investir em conhecimento, mais próximo o candidato chega de ocupar a vaga de interesse.

“Quando a gente recebe uma oportunidade, é maravilhoso, podemos agarrar para conseguir mudar de vida”, explica o estudante Igor Rafael Freitas sobre o curso de automação industrial que está fazendo através do programa Novos Talentos, do governo do estado, na unidade móvel do Senai em Itapissuma. Ele já pretendia fazer o curso mas, para a área de formação escolhida, só havia unidades de ensino a, no mínimo, 40 quilômetros de distância.

Com a oportunidade que surgiu na sua cidade, o sonho se tornou mais próximo da realidade. Faltando pouco mais de um mês para concluir o curso, o estudante já consegue pensar pensar nos caminhos que pretende seguir. “Aqui existem várias empresas, só não há mão de obra qualificada para dar conta da demanda. Estou me capacitando para me enquadrar nas necessidades dessas empresas”, conta.

A qualificação representa a chance de ingressar no mercado de trabalho e, assim como Igor Rafael, Danzangela dos Santos também escolheu o curso de automação industrial. Quando descobriu que o curso teria início em Itapissuma, decidiu pesquisar sobre o assunto para saber se se identificava. “O curso é uma porta que se abriu para mim. O conteúdo é de muita qualidade, a gente vai sair daqui muito preparado para conseguir um emprego”, aposta Danzangela.

Danzangela estuda de olho em disputar uma vaga em empresas que se instalaram no litoral Norte - Foto: Paulo Paiva/DP

Danzangela estuda de olho em disputar uma vaga em empresas que se instalaram no litoral Norte – Foto: Paulo Paiva/DP

De acordo com Fernanda Lessa, gerente geral de qualificação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempecteq), o programa Novos Talentos já passou por aproximadamente 85 municípios no estado. A escolha da localidade é influenciada pela disponibilidade das instituições parceiras em fornecer estrutura e docentes em cada município. Além disso, a demanda de necessidade de cada lugar, com o desenvolvimento de alguns polos industriais e comerciais, também entra em análise para conseguir atender à demanda.

A faixa etária de participantes é bem variada. Segundo Fernanda, a única limitação é que os estudantes devem ter mais de 18 anos. “As vagas são gratuitas, ocupadas tanto por pessoas que estão começando a vida profissional quanto por pessoas que já estão nela, buscando novas possibilidades, essa divisão é bem equilibrada”, explica a gerente.

Itapissuma, no litoral Norte, tem localização estratégica. A região, onde fica Goiana, tem recebido muitos investimentos, principalmente do setor industrial. Em Itapissuma estão instaladas as cervejarias Ambev, Brasil Kirin (dona da Schin) e Grupo Petropólis (Itaipava). Em Goiana, estão os polos automotivo, que têm como âncora a fábrica da Fiat Crysler, que produz os veículos Jeep, além das unidades sistemistas; o vidreiro e o farmacoquímico, capitaneado pela Hemobrás.

De acordo com a Sempecteq, entre 2011 e 2015 o governo do estado investiu R$ 36,8 milhões em capacitação, beneficiando 79.713 alunos com diversos projetos. A parceria com o Sistema S (Senai, Senac, Sest/Senat), possibilitou a ampliação do serviço.

Programa Novos Talentos já passou por 85 cidades do estado com vagas de cursos para maiores de 18 anos

Capacitação