O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) retomou a 1ª Certificação de Habilidade Específica de 2020. Os inscritos devem se atentar aos novos prazos e regras para o exame. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até 17 de novembro.

Uma novidade é que os cursos de design e de arquitetura e urbanismo não exigirão a certificação para ingresso no segundo semestre de 2020 na Universidade de Brasília (UnB). As provas estavam suspensas devido à pandemia. Candidatos que se inscreveram devem acessar a página do Cebraspe e conferir as informações.

Como serão as provas

A avaliação de habilidades específicas do curso de artes cênicas terá duas etapas: escrita e etapa prática. Na fase escrita, o candidato desenvolverá um texto de até 600 palavras. Para a etapa prática, o inscrito deverá gravar em vídeo a apresentação de cena individual com duração mínima de três minutos e máxima de cinco minutos.

Para o curso de artes visuais, os estudantes deverão submeter um portfólio digital, com até cinco imagens de obras da autoria do candidato, e uma carta de intenções de até 500 palavras.

A avaliação para os cursos bacharelado e licenciatura em música compreenderá duas fases: escrita e prática. Na etapa escrita, o candidato desenvolverá um texto reflexivo de até 500 palavras, e na fase prática, o candidato deverá cantar ou tocar as peças indicadas no programa, com acompanhamento ou solo, podendo, para isso, serem utilizados os instrumentos musicais referentes a opção de performance do estudante.

Novo edital

O edital de convocação para a avaliação de habilidades específicas está previsto para ser divulgado nesta quinta-feira (19/11). O período para o envio dos arquivos referentes à avaliação será de 21 de novembro até 22 de novembro. Candidatos devem se atentar ao formato e ao meio de envio.

Para mais informações sobre as avaliações, acesse o site do Cebraspe.