O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta quarta-feira (30), um comunicado oficial informando o cancelamento da redação como complemento ao processo de ingresso para vagas de cursos superiores, que havia sido anunciado em outubro. A instituição esclareceu que a mudança ocorreu por causa da “evolução da pandemia” da Covid-19 no estado. Nesta quarta-feira, Pernambuco registrou 2.512 casos da doença, chegando a 220.284 confirmações. Também foram confirmados 20 óbitos. Agora, o estado totaliza 9.632 mortes pelo novo coronavírus.

O IFPE informou ainda que o edital com datas e normas do processo seletivo de 2021.1, previsto inicialmente para ser divulgado ainda em 2020, só deve ser lançado no dia 22 de janeiro. Serão disponibilizadas 4.830 vagas para adolescentes, jovens e adultos nos cursos técnicos e superiores, distribuídas em 16 campi localizados em Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão.

“Ratificamos aquilo que havíamos anunciado anteriormente: o processo será unificado, mas não se dará no formato tradicional de vestibular, com a aplicação presencial de provas. Na ocasião de lançamento dos editais, os cursos disponíveis, o cronograma de inscrições e as etapas para a seleção de novos estudantes serão detalhados com as informações necessárias”, pontuou o reitor da instituição, José Carlos de Sá Júnior, no comunicado à imprensa.

Com a suspensão do vestibular tradicional, serão duas formas de ingresso, de acordo com o campus escolhido: pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo ser consideradas as edições entre os anos de 2015 e 2019, ou por meio da análise direta do histórico escolar do ensino médio. “Frente à alarmante evolução da pandemia no nosso Estado, depois de muitos estudos sobre os formatos que respeitassem as medidas sanitárias exigidas pelo momento, excluímos do processo de ingresso 2021.1 todas as etapas presenciais de seleção. A redação, inicialmente pensada como complemento à análise do histórico escolar para o ingresso nos cursos superiores, não será mais aplicada”, afirmou José Carlos.

Outras modalidades

Nos cursos ofertados pelo IFPE nas modalidades integrado ou técnico subsequente, o processo seletivo segue o que havia sido estabelecido pelo instituto em outubro deste ano. Os cursos da modalidade integrado, ou seja, aqueles em que o estudante faz o ensino médio e técnico ao mesmo tempo, a seleção vai ser feita com base na análise do histórico escolar do candidato do sexto ao oitavo ano do ensino fundamental. Para os cursos técnicos subsequentes, isto é, os realizados logo após a conclusão do ensino médio, os candidatos devem ter o histórico escolar analisados até o segundo ano do ensino médio. Segundo o IFPE, a decisão de optar pelas notas do segundo ano foi para não prejudicar os estudantes afetados pela pandemia.

No processo seletivo, 60% das vagas ofertadas são direcionadas para o sistema de cotas, ou seja, para estudantes oriundos de escolas públicas. “O processo de ingresso para novos estudantes é apenas a primeira etapa desse percurso. Todos os nossos esforços visam à garantia do acesso democrático e justo para aqueles que sonham em fazer parte do IFPE e buscam uma oportunidade de transformação de vida através da educação pública de qualidade”, destacou o reitor do IFPE.