Nesta terça-feira (12), a Secretaria de Educação do Recife inicia o processo de matrícula para estudantes novatos da rede municipal de ensino. Para o ano letivo de 2021, estão sendo ofertadas 19.196 vagas e os estudantes que desejem ingressar nas escolas, creches e creches-escolas podem reservar suas vagas até o dia 26 de janeiro pela internet. Atualmente, a rede atende mais de 90 mil estudantes nas 319 unidades escolares.

As vagas contemplam turmas de educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens, adultos e idosos (EJA). Todo o processo de cadastro de vagas será realizado exclusivamente pela internet e dividido em quatro etapas: identificação do responsável; dados do estudante; ano e unidade de ensino desejada; e verificação dos dados. Os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos que realizaram o pré-cadastro em dezembro do ano passado, terão seus dados automaticamente preenchidos, devendo inserir apenas o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento.

Ao finalizar o cadastro, a vaga já estará reservada, mas o responsável pelo estudante deverá comparecer à escola ou creche informada para confirmar e efetivar a matrícula. Esta etapa ocorrerá no período de 1º a 10 de fevereiro e o responsável deverá estar munido da documentação necessária: comprovante de reserva de matrícula (ou o número de protocolo gerado no ato da reserva); cópias de certidão de nascimento (ou casamento); carteira de vacinação; cartão do SUS; comprovante de residência; e duas fotos 3×4.

Para facilitar o acesso à internet dos interessados, a Secretaria de Educação do Recife colocou à disposição da população 50 pontos de apoio para a matrícula online nas 36 escolas municipais de Anos Finais do Ensino Fundamental e 14 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs). Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife. Para mais informações, os estudantes e responsáveis podem ligar para o 0800-200-6565. O atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, a partir desta terça.